Notícias

FIEMG Regional ZM promove treinamento sobre SPED Fiscal

Curso abordou as normas técnicas e o funcionamento prático da Escrituração Fiscal Digital

Fotos: Gilmar Peixoto

"SPED Fiscal - ICMS/IPI - Teoria e prática" foi o tema do treinamento que a FIEMG Regional Zona da Mata promoveu em sua sede, em 29 de junho, de forma presencial, com carga horária de 8h. O curso apresentou uma visão geral sobre as normas técnicas, bem como o funcionamento prático da Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal ICMS/IPI) obrigatória aos contribuintes mineiros. Foram analisados assuntos sobre preenchimento, geração e transmissão do arquivo, além das novidades e alterações ocorridas em 2022.

Tyrone Canuto, bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Direito Tributário, foi quem ministrou o treinamento. O SPED Fiscal, chamado também de Escrituração Fiscal Digital (EFD), é o nome dado ao processo de escrituração digital da Receita Federal. Com ele, a instituição e os órgãos fazendários estaduais recebem dos contribuintes todas as informações a respeito do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). É o meio pelo qual as empresas simplificam e facilitam a entrega da documentação necessária para o Fisco, eliminando a necessidade de se ter documentos em papéis, o que garante a fiscalização para o governo e reduz a burocracia.

O treinamento reuniu profissionais da área Contábil, Fiscal, Direito, empresários, gestores, estudantes e demais interessados no tema. O conteúdo programático contemplou temas como legislação que regulamenta a EFD, conceitos SPED e EFD x SPED FISCAL, obrigatoriedade; obrigações acessórias; funcionamento EFD; introdução prática; análise de registros específicos; lançamentos fiscais, entre outros.

Canuto destacou que o curso tem sido um diferencial no mercado por estruturar o conteúdo em dois módulos. "Primeiro abordamos toda a legislação que trata do assunto e, na segunda etapa, possibilitamos aos participantes a visualização detalhada de como os procedimentos devem ser feitos. Tudo isso conciliado à troca de experiências entre os participantes e as novidades em relação à fiscalização", ressalta.

O analista de Relações Empresariais da FIEMG Regional ZM, Gilmar Peixoto, destaca que o treinamento foi sucesso e que a avaliação dos participantes foi excelente. Raquel Monferrari, da empresa Indorama, destacou em sua avaliação que ficou totalmente satisfeita com o treinamento. E Evaldo Pinto, analista fiscal da Móveis Itatiaia, foi outro participante que considerou o curso excelente.

A programação de treinamentos da entidade para julho prevê os temas: "Acidentes de Trabalho – Responsabilidades do gestor" dia 13, das 8h30 às 12h45, de forma presencial, com a instrutora Poliana Martins. No dia 14, será realizado o encontro empresarial gratuito "Cadastro Nacional de Produtos e Códigos 2D", ministrado de forma on-line por Éliton Luiz de Assis, das 9h às 11h. De 18 a 20, será a vez do tema "Análise de falhas na produção", que terá a apresentação de Rafael Cerqueira Lima das 8h30 às 12h30.

Graciele Vianna
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. FIEMG é homenageada na celebração dos 150 anos da pioneira Cedro Têxtil

    Leia

  2. Câmara de Metalurgia, Siderurgia e Mineração se reúne no CIT SENAI

    Leia

  3. Confiança do Empresário Industrial atinge patamar mais alto em um ano

    Leia

  4. Setor de mineração investe em energia renovável para atingir a meta de carbono zero

    Leia

  5. Vem aí a 3ª edição da Mostra de Móveis de Ubá

    Leia

  6. FIEMG debate "Política de Concessão de Benefícios Fiscais - Tratamentos Tributários Setoriais"

    Leia

  7. Colegiado de Câmaras e Conselhos da FIEMG faz reunião

    Leia

  8. 'Confiabilidade Industrial' em debate na FIEMG Regional Vale do Aço

    Leia