Notícias

Flávio Roscoe participa do Fórum de Minas para discutir desenvolvimento estadual

Evento é promovido pela VB Comunicação e reúne empresários, políticos e autoridades

Desde segunda-feira, empresários, técnicos, políticos e autoridades se reúnem on-line para discutir os principais problemas do estado no Fórum de Minas, evento coordenado pelos diretores da VB Comunicação, Gustavo e Paulo César Oliveira. No último dia, sexta-feira (18), o tema foi a região Central e a Grande BH, com participação do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, do senador Antonio Anastasia, e do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Luís Cláudio Chaves. O evento tem o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (OAB-MG/CAAMG) e do Sistema FAEMG/SENAR em sua realização.

Flávio Roscoe reforçou a importância do Fórum de Minas, que coloca o estado, tão diverso, no centro da discussão e sugere mudanças que possam melhorar a vida da sociedade mineira. “Um dos maiores obstáculos é tratar as assimetrias no estado, para que toda a região tenha desenvolvimento similar e isso pode ser feito com planejamento adequado”.

Roscoe fez um balanço da atuação da entidade desde o início da pandemia, quando a organização empresarial conseguiu ajudar a reforçar o sistema público de saúde, defender medidas econômicas e ainda manter o setor industrial em perfeito funcionamento, de forma segura e precisa para que não faltassem produtos na casa dos mineiros.

“Percebemos a necessidade de ajudar a complementar a infraestrutura de saúde do estado e apoiar a sociedade de todas as maneiras possíveis. A indústria não parou e em nenhum momento, não faltaram insumos essenciais para as pessoas e isso foi possível porque os trabalhadores da indústria se mantiveram atuantes. Provavelmente fomos a entidade de classe que mais se mobilizou no combate e na mitigação dos danos da Covid-19”, contou o líder industrial.

O desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que abriga 25% da população mineira, também foi destacado pelo senador Antonio Anastasia, que já foi governador de Minas Gerais. “É fundamental que toda política de desenvolvimento tenha foco especial nas regiões metropolitanas, não só na capital, mas em todo seu entorno. Evidentemente, a região acaba sendo a cabeça do estado, por ser a sede dos poderes públicos e possuir uma locomotiva econômica muito robusta, mas é importante que tenhamos políticas que pensem o estado como um todo, para reduzir as desigualdades. Inclusive dentro da própria região metropolitana. É preciso um trabalho de equilíbrio com um planejamento bem feito e com muito cuidado”, afirmou Anastasia.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Luís Cláudio Chaves, também falou sobre a importância de manter o trabalho dos advogados durante a pandemia. “As demandas não pararam, pelo contrário. O governo estadual e as municipalidades reconheceram a necessidade do trabalho da advocacia. Uma advocacia forte é sinal de cidadão bem representado”.

O mediador Gustavo César de Oliveira agradeceu e ressaltou a participação da Federação durante os cinco dias de evento. “Tivemos participação de regionais da FIEMG, contribuindo para entender a dimensão do estado. Aproveito para parabenizar à Federação pelo apoio direto em questões materiais que contribuíram para a sobrevivência neste momento da pandemia”, destacou.

O Fórum Minas contou com a participação do governador do Estado, Romeu Zema, gestores municipais, representantes da OAB-MG, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, presidentes das FIEMG Regionais, das Associações Comerciais, empresas e associações/entidades representativas de cada região, lideranças políticas, FAEMG e SEBRAE Minas.

 

Últimas notícias

  1. Curso aborda estrutura tarifária e custos pagos pelos consumidores na conta de energia

    Leia

  2. FIEMG cria ferramenta que irá auxiliar a vacinação dos trabalhadores da indústria

    Leia

  3. Segunda rodada de negócios do Compre Bem FIEMG Virtual - DIMEP Sistemas

    Leia

  4. Vale realiza reuniões virtuais para conhecer fornecedores do Norte de Minas Gerais

    Leia

  5. Transformações sociais e econômicas por meio do conhecimento

    Leia

  6. Carros elétricos e híbridos como o futuro das cidades

    Leia

  7. Internacionalização dos produtos da Indústria láctea mineira

    Leia

  8. Parceira com e-commerce facilita vendas dos pequenos produtores da Estrada Real

    Leia