Notícias

Indústria 4.0 é tema de encontro do FIEMG Jovem

Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) apresenta dados sobre o tema

O Conselho FIEMG Jovem se reuniu, de forma virtual nesta terça-feira, dia 15/6. Sob o comando do presidente do colegiado, Humberto Noronha, os membros assistiram a apresentação “Indústria 4.0 na Alemanha” feita pela VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha).

De acordo com João Vitor Stedile, diretor executivo da VDI-Brasil, a associação tem o objetivo de compartilhar conhecimento e trocar experiências. A VDI-Brasil trabalha com cinco grandes clusters: Digitalização na Indústria; iEngineer; Inclusão e Diversidade; Indústria de Processos e PME’s. “Nesses grupos temáticos são discutidos a promoção da Indústria 4.0, capacitação dos engenheiros para serem protagonistas desta transformação digital, a criação de ambientes inclusivos, entre outras questões”, pontua.

Julia de Andrade Bertazzi, gerente de Projetos na VDI-Brasil, apresentou o conceito de Indústria 4.0. “O termo, que surgiu na Alemanha em 2011, é referente à quarta revolução industrial e empregado quando falamos em transformação digital dos processos produtivos das empresas”, ressalta. Bertazzi afirma que, quando falamos em fábricas inteligentes, são aquelas que utilizam tecnologias habilitadoras, como IoT, Big Data, Impressora 3D, entre outros. “O processo de implantação nas empresas tem que ser planejado para ser bem sucedido e as estratégias alinhadas com os objetivos de cada negócio”, diz.  

A Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) desenvolve soluções para a cooperação em engenharia, tecnológica e inovação entre os dois países. A VDI-Brasil oferece a engenheiros da academia e indústria uma plataforma de cocriação de soluções para desafios comuns dos dois países. Fruto desta discussão técnica conduzida por clusters temáticos são derivados uma série de projetos de colaboração, publicações, eventos, simpósios e cursos. A Associação é reconhecida mundialmente e tem sua matriz na Alemanha, com mais de 155 mil associados, sendo a maior associação tecno-científica da Europa.

Para Rodrigo Scarpelli, diretor de Liderança e Inovação do FIEMG Jovem, é de extrema importância apresentar e debater o tema da Indústria 4.0 com os membros do colegiado, que são os futuros líderes industriais. “Precisamos desmistificar que só as grandes corporações podem ter acesso aos processos e tecnologias que compõem este ecossistema. Através de conteúdos e capacitações, os membros do FIEMG Jovem passam a entender profundamente sobre IoT, Machine Learning, Robótica Colaborativa, entre outras ferramentas que fazem parte do ambiente ciberfísico”, afirma. Scarpelli ainda ressalta que o Conselho irá realizar junto com o SENAI-MG um diagnóstico, gratuito, para saber em que fase da Indústria 4.0 as empresas mineras se encontram e no final deste mês, o colegiado irá lançar um curso completo, do básico ao avançado, sobre o tema.

O pitch empresarial do encontro ficou por conta do empresário Pedro Henrique Lucas Dias, da Poros Costrutora.

Últimas notícias

  1. Curso aborda estrutura tarifária e custos pagos pelos consumidores na conta de energia

    Leia

  2. FIEMG cria ferramenta que irá auxiliar a vacinação dos trabalhadores da indústria

    Leia

  3. Segunda rodada de negócios do Compre Bem FIEMG Virtual - DIMEP Sistemas

    Leia

  4. Vale realiza reuniões virtuais para conhecer fornecedores do Norte de Minas Gerais

    Leia

  5. Transformações sociais e econômicas por meio do conhecimento

    Leia

  6. Carros elétricos e híbridos como o futuro das cidades

    Leia

  7. Internacionalização dos produtos da Indústria láctea mineira

    Leia

  8. Parceira com e-commerce facilita vendas dos pequenos produtores da Estrada Real

    Leia