Notícias

Minascon 2020 apresenta inovações e tendências para a construção civil

Programação inclui a participação de especialistas nacionais e internacionais

Os 36 mil pequenos negócios mineiros ligados a construção civil foram responsáveis pelo saldo de quase 17 mil empregos gerados pelo setor em Minas Gerais, de janeiro a agosto deste ano. Mesmo em tempos de crise, cerca de 2 mil novas empresas da construção foram abertas neste período no estado, de acordo com a Jucemg. Apesar da importância do setor na economia, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades de implementar novas metodologias e tecnologias que impactam diretamente na melhoria da produtividade de seus negócios.

É neste cenário que o Minascon 2020, em sua versão virtual, traz na programação uma verdadeira “jornada da inovação e produtividade”, com a participação de especialistas nacionais e internacionais referências em novas tecnologias voltadas para a construção civil. As inscrições para o evento, realizado de 16 a 19 de novembro, já podem ser feitas pelo site www.minascon.com.br.

Na Arena Virtual de Cases Internacionais serão apresentados cases de sucesso de pesquisadores do Chile, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Hong Kong e Reino Unido, que desenvolveram soluções inovadoras para a construção civil, incluindo metodologias, ações e projetos, que estão permitindo que as empresas do setor se tornarem mais eficientes e produtivas. De 16 a 18 de novembro, dois países serão apresentados diariamente, sempre, das 9h às 10h, e das 11h às 12h.

Além de conhecer as experiências de sucesso internacionais, na 2ª edição do Minascon Inovation Talk (MIT), realizada nos dias 18 e 19, das 18h às 20h, os participantes também vão ficar por dentro das soluções desenvolvidas no Brasil e que estão ajudando a melhor os processos do setor.  Serão promovidos três painéis:  

Painel 1: “Engenharia & design à serviço da tecnologia e vice-versa”. Participações: Alcino Pasqualotto, CEO da Pasqualotto (responsável pela construção do prédio mais alto do Brasil), Luiz Henrique Ceotto, CEO da Urbic Incorporadora e Construtora, e Ivo Wohnrath e Sérgio Athié, fundadores da Athié Wohnrath.

Painel 2:  “O investimento em construtechs como alternativa no pós-pandemia”. Participações: Bruno Loreto, Head de operações da Construtech Ventures (primeiro Venture Builder do mundo focado em Construtechs), Paula Lunardelli, CEO da Prevision, e Myriam Tschiptschin, gerente de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).

Painel 3: “Desafios de ser inovador na construção”. Participações: Maria João Ribeirinho da McKinsey & Company (líder mundial em consultoria empresarial) e outros grandes nomes que falarão sobre os desafios de ser inovador no setor tão tradicional como a construção civil.

E o final dessa “jornada do conhecimento” do Minascon fica por conta do Megatendências, no dia 19, das 9h às 12. Como o próprio nome diz, o seminário apresenta as principais tendências em sistemas construtivos mais produtivos, design e tecnologias futuristas. No encontro, Renato de Castro, embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres e Teodomiro Diniz, vice-presidente da FIEMG, vão mediar as discussões entre pesquisadores e empresários dos Estados Unidos, Holanda, Portugal e Israel, que irão apresentar visões diferentes sobre as tendências e o futuro da construção civil.  

Sobre o Minascon

O evento é um dos maiores da cadeia produtiva da construção de Minas Gerais. Neste ano, o Minascon 2020 será 100% virtual e realizado entre os dias 16 e 19 de novembro. O evento reúne mais de 20 entidades representantes de toda a cadeia produtiva da construção com o objetivo de promover negócios. A programação conta com mais de 50 congressos, seminários e palestras ministradas por nomes relevantes do mercado nacional e internacional, além da participação de diversos órgãos, entidades e instituições profissionalizantes ligadas ao setor. A programação completa do evento está disponível no www.minascon.com.br.

Minascon 2020

16 a 19 de novembro (de segunda a quinta-feira)

Transmissão on-line ao vivo

Inscrições e informações: www.minascon.com.br

 

Arena Virtual de Cases Internacionais

16 de novembro

9h às 10h – Reino Unido

11h às 12h – Chile

 

17 de novembro

9h às 10h – Espanha

11h às 12h – Estados Unidos

 

18 de novembro

9h às 10h – Hong Kong

11h às 12h – Emirados Árabes

 

II Minascon Innovation Talk (MIT)

18 e 19 de novembro, das 18h às 20h

 

Megatendências

19 de novembro, das 9h às 12h

Últimas notícias

  1. Tax Values participa do Venda Mais FIEMG

    Leia

  2. FIEMG e Hospital da Baleia fortalecem parceria em favor da sociedade

    Leia

  3. Inclusão e diversidade nas empresas: como torná-las realidade?

    Leia

  4. Atividade da indústria mineira segue aquecida em outubro

    Leia

  5. Roland von Urban recebe homenagem do governo austríaco

    Leia

  6. Mundo SENAI 2020 abre virtualmente as portas de unidades mineiras

    Leia

  7. IEL e ITA firmam parceria e oferecem primeiro mestrado profissional em Computação Aeronáutica do Brasil

    Leia

  8. Gerdau participa do Compre Bem FIEMG

    Leia