Notícias

Minascon: economia circular e arquitetura por Marcelo Rosenbaum

Designer participou do evento da FIEMG e Sebrae Minas, nesta quinta-feira (25/11), e apresentou os cobogós de sururu

Divulgação/ Marcelo Rosenbaum

Em um dos momentos mais esperados da diversificada programação do Minascon, o designer Marcelo Rosenbaum apresentou, na noite desta quinta-feira (25/11), o trabalho de requalificação de cobogós em Maceió (AL), projeto que gera renda para a comunidade e ganhou fama internacional. O Minascon, maior evento da cadeia produtiva da construção mineira, é realizado pela FIEMG e pelo Sebrae Minas.

Rosenbaum, atuante em arquitetura e fundador do Instituto "A Gente Transforma" há 10 anos, contou como o trabalho teve início. Segundo ele, sob incentivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de Maceió, foi iniciada a intervenção com os coletores de sururu das seis favelas que margeiam a lagoa Mundaú, entre os municípios de Maceió, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.

Os trabalhadores quebram a concha do molusco, e retiram o sururu, que é comercializado. O processo deixa como resíduo cerca de 300 toneladas de conchas por mês. O material, rico em calcário, era indevidamente descartado. Por isso, a equipe de Rosenbaum iniciou oficinas inclusivas com esses moradores, para incentivá-los a conhecer a Economia Circular.

"O calcário das conchas poderia ser vendido para indústrias, para virar areia, mas isso não retornaria para os moradores das comunidades", relatou. Por isso, o pensamento era outro: usar o sururu, um bem de Alagoas, para produzir peças e objetos. "Saíram fruteiras, bancos, casas de passarinho, luminárias, sempre trazendo a textura e a forma da concha. Eram produtos de design, feitos na comunidade, com matéria-prima nova no mercado, com o saber da comunidade", completou.

Capturar5.JPG

O projeto caminhou e, aos poucos, outro bem foi revisto: os cobogós, elementos vazados, de barro ou cimento, que completam paredes e muros, e permitem maior ventilação. Aos poucos, segundo Rosenbaum, o projeto foi ganhando forma e compreensão. Junto à comunidade, foi desenvolvida uma massa com 70% de conchas trituradas e 30% de cimento, resultando em uma peça com textura própria.

O produto era feito nos fundos da casa de um dos moradores, Itamacio, sendo vendido para algumas marcas e lojas. No entanto, um novo passo foi possível: a equipe de Rosenbaum conseguiu que o cobogó de sururu fosse vendido na rede de 120 lojas Portobello. O material também foi utilizado pelo designer na construção de uma unidade da Farm em Miami (EUA) - veja foto acima.

Por fim, Rosenbaum reforçou a importância da união da sustentabilidade e da geração de renda nas comunidades. "Vamos juntar forças. Não tem outro jeito, a não ser trabalhar no coletivo, com o bem maior, que é pra todos, que é pensar para os nosso netos. Precisamos deixar um planeta viável para os nossos netos. Fazer design é desenhar um mundo melhor", finalizou.

Minascon

O Minascon, maior evento da cadeia produtiva da construção mineira, teve início na segunda-feira (22/11) e foi encerrado, com muito sucesso, nesta quinta-feira (25/11). Foram dezenas de atividades, entre conteúdos técnicos, seminários e congressos, em programação 100% gratuita e on-line. O evento é realizado pela FIEMG e pelo Sebrae Minas, e oferece apoio para que as empresas sejam cada vez mais inovadoras, produtivas e sustentáveis.

Últimas notícias

  1. FIEMG e sindicatos apoiam trabalhadores e empresas de Sabará afetados por chuvas

    Leia

  2. TJMG recebe visita do presidente da FIEMG

    Leia

  3. Treinamento orienta sobre eSocial na FIEMG Regional Zona da Mata

    Leia

  4. FIEMG abre busca da Vale de fornecedores para obras na Bacia do Paraopeba

    Leia

  5. Startups: ideias que transformam a sua vida

    Leia

  6. Parceria FIEMG/BDMG oferece crédito a micro e pequenas empresas afetadas pelas chuvas

    Leia

  7. Empresário, participe, até dia 31 de janeiro, da pesquisa Missão Carbono Zero

    Leia

  8. Investimentos do setor extrativo mineral são apresentados na FIEMG

    Leia