Notícias

Parceira com e-commerce facilita vendas dos pequenos produtores da Estrada Real

IER e Fazendinha em Casa vão ajudar a fortalecer a cadeia produtiva local na região

A tradição da produção local, um dos traços mais fortes da cultura presente nos caminhos da Estrada Real, ganha uma grande aliada na distribuição de seus sabores e saberes. A Fazendinha em Casa, um mercado on-line para venda de produtos locais, artesanais, orgânicos e agroecológicos, e o Instituto Estrada Real (IER), responsável pela principal rota histórica e turística do Brasil, se unem em uma parceria que fortalece os valores dos produtores da região e a memória afetiva inerente aos produtos oferecidos ao longo do trajeto.

A parceria entre a Fazendinha em Casa e o Instituto Estrada Real tem o objetivo fortalecer a cadeia de produção local da rota turística, permitindo uma venda simples e direta, por meio da plataforma, aliada a uma logística que leve os produtos da Estrada Real a compradores de todo o Brasil. A iniciativa conta com o apoio das administrações municipais de cada localidade para divulgação e apoio institucional local.

“O site tem o foco em produtos artesanais, de pequenos produtores, que normalmente tem que vender para grandes mercados, então a margem não é tão atrativa com um atravessador. A ideia é viabilizamos a venda direta e para isso temos que trazer os produtores para se cadastrarem. Na pandemia, a venda on-line se mostrou um canal eficiente e completo. Estamos trabalhando com convênios com os Correios e transportadoras, para possibilitar um custo mais barato na logística e a entrega é conduzida direto pelos produtores. Acreditamos que assim conseguiremos mudar o local e trazer o envolvimento e riqueza para estes produtores”, explicou o diretor Executivo do IER, Daniel Junqueira.

Para participar os produtores das mais de 200 cidades da rota da Estrada Real devem realizar um pré-cadastro no site da Fazendinha em Casa. É preciso fornecer informações básicas sobre o trabalho realizado e os produtos oferecidos, para então receber um contato da plataforma de vendas online. Aqueles que aderirem à parceria terão condições especiais em taxas e no uso da plataforma para ampliar as possibilidades de comercialização, além de receber o selo oficial da Estrada Real na sua loja on-line na Fazendinha.

“Os produtores já estão acessando a plataforma para começar a comercializar seus produtos. Nossa equipe está prestando todo o auxílio técnico sobre como se cadastrar, realizar pedidos e tudo mais”, conta Cláudia Ligório do site Fazendinha.

Instituto Estrada Real

É uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) com a finalidade de valorizar o patrimônio histórico-cultural, estimular o turismo, a preservação e revitalização dos entornos das antigas Estradas Reais remanescentes.

É a maior rota turística do Brasil, redescobrindo os caminhos da Coroa Portuguesa para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. São mais de 1.630 quilômetros de extensão e 300 anos de história, contada pelos produtores locais e pelas paisagens únicas do percurso.

Para saber mais sobre a parceria, acesse www.fazendinha.me/cadastramentoER

Últimas notícias

  1. Uma nova geração preparada para o futuro

    Leia

  2. Programa Economia Circular da FIEMG é desenvolvido em indústrias em Montes Claros

    Leia

  3. Representante do Brasil na União Europeia realiza palestra para empresários mineiros

    Leia

  4. Otimismo dos industriais permanece, mas em menor intensidade

    Leia

  5. Presidente da Apex-Brasil visita a FIEMG

    Leia

  6. Soluções para o setor automobilístico do país

    Leia

  7. Aumento da taxa SELIC é visto com preocupação pelo setor produtivo

    Leia

  8. Infraestrutura de Minas Gerais em foco

    Leia