Notícias

Prefeitura assina convênio com Sebrae para execução do Programa Cidades Empreendedoras

O programa, que foi apresentado pela FIEMG, será subsidiado pelo SEBRAE e não trará custos para o Município

Foi realizada nesta terça-feira, 25/1, na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, a solenidade de assinatura do convênio entre a Prefeitura de Divinópolis e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG). O programa será subsidiado pela entidade e não trará custos para o município.

Por meio do programa Cidades Empreendedoras, a cidade contará com a FIEMG Regional Centro-Oeste e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-CO) como intervenientes, com o objetivo de atuarem de forma conjunta em iniciativas de fomento ao empreendedorismo.

O programa, que já foi executado em diversos estados com resultados exitosos é pioneiro em Minas, as cidades de Itaúna e Guaxupé também aderiram ao programa, que será liderado por Divinópolis. De acordo com o gerente da Regional Centro-Oeste do Sebrae-MG, Leonardo Mol, as principais características do programa são a gestão compartilhada e a desburocratização de atividades, sobretudo, do segmento da construção civil. “O setor da construção civil é o maior gerador de emprego e renda para o município, por isso é importante que os entraves sejam desfeitos para promover o desenvolvimento econômico e social”, enfatizou Mol.

Dentre outras atividades, o programa viabilizará a realização de instrutorias e consultorias especializadas para gestores públicos e técnicos da administração pública que participam dos processos de elaboração, revisão e aprovação dos códigos de construção, obras e edificações conforme a resolução CGSIM 64 que trata da lei da liberdade econômica aplicada ao licenciamento urbanístico.

De acordo com o presidente da FIEMG Regional CO e do SINDUSCON-CO, a expectativa é que profissionais técnicos tenham participação para traçar estratégias e contribuir com município na busca pela promoção do desenvolvimento. A Nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, Código de Obras e aprovação de projetos online são o tripé do programa.  “Essa é uma iniciativa que será um marco para Divinópolis. A FIEMG e o SINDUSCON-CO buscaram essa solução para a cidade, através da expertise do SEBRAE e a Prefeitura se abriu para essa parceria. Esperamos e acreditamos que o programa resulte em significativos avanços para a cidade”, finalizou Eduardo Soares.

Para a vice-prefeita, a parceria entre FIEMG, Sebrae e Prefeitura sempre existiu e foi documentada nesta tarde. “Isso é gestão em defesa da cidade; todos caminhando juntos em prol do desenvolvimento”, afirmou Janete Aparecida. O prefeito destacou a importância da modernização e atualização de questões que são gargalos para o desenvolvimento. “Hoje demora-se muito para aprovar um projeto, estamos ultrapassados em diversos setores e a burocratização trava o desenvolvimento. Gratidão por participar desse momento histórico. Vamos fazer história”, finalizou Gleidson Azevedo.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste

Últimas notícias

  1. Presidente do STF defende segurança jurídica em evento da FIEMG

    Leia

  2. CIEMG promove encontros para tratar de inovação em Contagem

    Leia

  3. FIEMG debate custo da energia, tributos e regulação do setor

    Leia

  4. O futuro do trabalho em debate

    Leia

  5. Congresso de Direito Empresarial tem “aula” de ex-ministro da Fazenda

    Leia

  6. Canadá e Minas Gerais: mais oportunidades de negócios

    Leia

  7. Barão de Cocais terá cursos gratuitos de capacitação

    Leia

  8. Eliane Giardini e Marcos Caruso apresentam comédia romântica em BH

    Leia