Notícias

Presidente do STF defende segurança jurídica em evento da FIEMG

No encerramento do 1º Congresso de Direito Empresarial, Luiz Fux faz coro com o presidente Flávio Roscoe e com o governador Romeu Zema sobre importância da previsibilidade para quem investe

Fotos Sebastião Jacinto Júnior

Centenas de pessoas assistiram, nesta sexta-feira (20), à palestra de encerramento do 1º Congresso de Direito Empresarial - parte do programa Imersão Indústria, da FIEMG -, feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Com o Teatro SESIMINAS lotado, o presidente da Federação, Flávio Roscoe, deu as boas-vindas ao ministro ressaltando que a simplificação do ambiente de negócios no estado garante que a indústria mineira avance acima da média do país: “Crescemos 10% em 2021, diante da média nacional de 3,9%”.

“Aqui, em Minas, o governo tem mantido o diálogo constante com a sociedade. Simplificar e melhorar o ambiente de negócios promove o desenvolvimento. Segurança jurídica é vital para os investimentos de curto, médio e longo prazos. Especialmente para os de longo prazo. Por ações como essa, o PIB do estado cresceu 8,7% no ano passado, contra 4,3% da média nacional”, elencou Roscoe.

 

Atualização do ICMS

Zema.jpg

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que também precedeu Fux em sua fala, anunciou um novo regulamento para o ICMS no estado, que deve entrar em vigor até de 1º de setembro. “Depois de 20 anos, vamos modernizar o ICMS. Não passa por uma revisão geral desde 2002, está cheio de puxadinhos, de adendos. Estamos escutando os empresários”, disse. A partir da publicação do conjunto de normas atualizadas e revisadas, segundo Zema, será aberto um prazo de dois meses para sugestões, que poderão ser incorporadas ao texto.

O ministro Fux apontou que a Constituição brasileira está entre 21% das constituições que consagram a livre iniciativa, a produção industrial, o crescimento econômico. “Nesta pandemia, foi a indústria que sustentou o Brasil, produzindo máscaras, luvas e outros produtos necessários. O Brasil tem essa linha de intervenção mínima do Estado na economia. A economia e o direito são inseparáveis. E o STF tem levado muito em consideração a economia”, frisou.

O magistrado - que discorreu sobre "Análise econômica, livre iniciativa e segurança jurídica" - defendeu que hoje é preciso que se tenha essa nova visão da análise econômica do direito. “O direito está importando os conceitos da economia e incorporando-os. Realmente, é uma aventura empreender. O investidor precisa de eficiência, que é o conceito mais importante da economia. É muito importante que, depois desta pandemia, tenhamos estratégias de salvamento da economia”, ponderou ainda.

Fux fez coro com Flávio Roscoe, concordando que o investidor precisa de segurança jurídica. “Ninguém vive sem previsibilidade, que, no direito, chama-se segurança jurídica”, considerou.

Ele lembrou que o STF aprovou o Marco Legal do Saneamento, que deverá garantir saneamento e esgoto a 99% da população. “Para isso, é preciso investir, atrair investimentos estrangeiros”, afirmou o presidente do STF.

 

Imersão Indústria

O 1º Congresso de Direito Empresarial, realizado pela FIEMG nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), recebeu mais de 600 inscrições, para dezenas de palestras e simpósios sobre Direito Tributário, Trabalhista, de Energia, Economia e Meio Ambiente. O evento é parte do projeto Imersão Indústria, que tem como objetivo consolidar a Federação e Minas Gerais como polos de formação técnica de qualidade.

Luisana Gontijo

Imprensa FIEMG

Leia também:

Congresso de Direito Empresarial tem "aula" de ex-ministro da Fazenda

Fiemg debate custo da energia, tributos e regulação do setor

O futuro do trabalho em debate

Últimas notícias

  1. FIEMG Competitiva capacita mais uma turma de profissionais para a indústria em Itaúna

    Leia

  2. Sinduscon-Norte entregou prêmio aos vencedores do 1º Sindusconsciente

    Leia

  3. FIEMG Regional ZM promove treinamento sobre SPED Fiscal

    Leia

  4. FIEMG realiza Congresso de Energia

    Leia

  5. Indústria mineira busca regularização ambiental

    Leia

  6. Conselho Tributário da FIEMG enviará documento aos presidenciáveis

    Leia

  7. Alunos do SESI MG brilham no maior concurso mundial de matemática

    Leia

  8. FIEMG discute regras do setor elétrico, direitos e deveres do consumidor

    Leia