Notícias

Propriedade Intelectual em pauta

Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG debate tema em encontro on-line

O Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG se reuniu, de forma virtual, nesta quarta-feira, dia 7/4. Na pauta vários temas relevantes para o setor, como a Propriedade Intelectual. O encontro foi conduzida por Valentino Rizzioli, empresário e presidente do colegiado.

O professor Marcelo Speziali, coordenador regional Sudeste do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência Tecnológica (FORTEC), apresentou aos membros do colegiado a Patentometria, ferramenta que usa a informação de grandes volumes de dados em propriedade intelectual, principalmente em patentes, para auxiliar na gestão da inovação tecnológica. “Se a gente faz alguma análise técnica do setor tecnológico que estamos pesquisando, dá para minimizar um pouco os erros nas tomadas de decisões”, pontua.

José Renato Carvalho Gomes, chefe do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual em Minas Gerais (INPI – MG) falou sobre como o órgão pode ser instrumento de inovação. Segundo Gomes, Propriedade Intelectual é o conjunto de direitos que incidem sobre as criações do intelecto humano, sendo um sistema criado para garantir a propriedade ou exclusividade resultante da atividade intelectual nos campos industrial, científico, literário e artístico. Isso significa que os detentores de direitos podem cobrar um preço pelo uso. A perspectiva de recompensa econômica incentiva as pessoas e empresas a investirem no desenvolvimento de inovações. Sem proteção, a exclusividade de mercado será garantida, ocorrendo assim desperdício de recursos humanos e financeiros.

“O INPI está ligado, diretamente, a Propriedade Industrial, uma das quatro vertentes da Propriedade Intelectual, que protege os ativos intangíveis que vão valorar a empresa dentro deste mundo globalizado”, ressalta. De acordo com Gomes, o INPI tem feito uma série de ações para diminuir a quantidade de pedidos em estoque, como o trâmite prioritário de pedido de patente, o que deu mais celeridade ao processo.

Últimas notícias

  1. Repercussões do Enquadramento da Covid-19 como Doença Ocupacional é tema de debate

    Leia

  2. Apex apresenta oportunidades no setor de energia, petróleo e gás

    Leia

  3. Indústria de Base Florestal debate assuntos importantes para o setor

    Leia

  4. CIT SENAI ajuda empreendedor a criar linha de produtos lácteos de cabra

    Leia

  5. Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável debate questões climáticas

    Leia

  6. Fórum discute oportunidades de negócios entre Minas Gerais e a Itália

    Leia

  7. Evento vai mostrar oportunidades para setores da energia, petróleo e gás

    Leia

  8. Inovação na prática: como centros de pesquisas e empresas transformam seu dia a dia

    Leia