Notícias

Representantes da FIEMG visitam campus da PUC

Intuito foi conhecer as instalações utilizadas e o conteúdo pedagógico do Curso de Engenharia de Energia

Márcio Danilo Costa e Ênio de Oliveira, representantes da Câmara da Indústria de Energia da FIEMG  e do SENAI CETEL, respectivamente,  visitaram, no dia 10/06, a pontifícia universidade católica de Minas Gerais (PUC-Campus Coração Eucarístico). O intuito foi conhecer as  instalações utilizadas e o conteúdo pedagógico do Curso de Engenharia de Energia. A  iniciativa surgiu a partir do seminário realizado em celebração ao Dia da Energia. O evento, que aconteceu no dia 29/05, veio a encontro da demanda da indústria em relação à formação e qualificação desse profissional no mercado. A palestra principal foi apresentada por Márcio Guimarães Fenelon, gerente de Energia e Gases da empresa ArcelorMittal Brasil S/A.

Na visita, a coordenadora do curso de engenharia de energia, professora Ângela Menin, mostrou que o curso é constituído basicamente por áreas temáticas das engenharias elétrica, mecânica e química, de maneira que todas as formas de energia possam ser estudadas, desde seu estado inicial ou natural, até sua utilização final. “A formação do aluno é fundamentada em sólidas disciplinas básicas, como cálculos, física, química, estatística, por exemplo, e complementada com disciplinas relativas à legislação ambiental e da energia, comércio internacional, gestão de projetos e de negócios e regulamentação/normatização”, disse.

WhatsApp-Image-2019-06-10-at-19-21-24.jpeg

Dentre os laboratórios existentes no campus da foi feita uma visita em especial ao GREEN, laboratório acreditado pelo INMETRO para a realização de testes em sistemas solares – térmicos. Nesse espaço, a Professora Antônia Sônia, coordenadora do Laboratório, demonstrou que são desenvolvidos estudos e projetos de sistemas fotovoltaicos, permitindo a participação de alunos do curso de engenharia de energia, por meio de projetos de iniciação científica.

A visita foi encerrada com um encontro entre a comitiva visitante e o diretor do IPUC – Instituto Politécnico da Universidade Católica, Attenister Tarcísio Rego, que manifestou a total concordância com as colocações do Sr. Márcio Costa sobre a necessidade da aproximação entre a indústria e a academia.

Nesse sentido, a indústria apresentará o perfil do profissional requerido e a Universidade verificará a adequação dos cursos para o atendimento a essa demanda. Posteriormente serão realizadas ações futuras, com a participação das duas instituições, para viabilizar essa aproximação.

Últimas notícias

  1. Moda em pauta no Sistema FIEMG

    Leia

  2. Minas Trend aponta para o futuro com novo diretor-criativo

    Leia

  3. Escolas SESI brilham no Concurso Canguru de Matemática

    Leia

  4. Empresas do setor mineral se reúnem para conhecer trabalho de startups

    Leia

  5. ICEI aponta confiança pelo 10° mês consecutivo

    Leia

  6. FIEMG Competitiva realiza seminário para cervejeiros

    Leia

  7. Energia limpa no Brasil

    Leia

  8. Pelo desenvolvimento do setor de gás natural em Minas

    Leia