Notícias

Sustentabilidade como valor para toda a sociedade

Abertura da Semana do Meio Ambiente e ESG 2021 da FIEMG teve como tema a “Economia Circular”

“A questão ambiental sempre foi uma prioridade da minha gestão”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, na abertura da Semana do Meio Ambiente e ESG 2021. O evento on-line teve a abertura realizada no dia 14/06 e sua programação, que é totalmente gratuita, se estende até dia 18/06. 

O líder empresarial pontuou que os empreendimentos empresariais são ativos imobilizados, que uma vez instalados, é difícil os empresários voltarem atrás e por isso a importância de se manter um bom relacionamento com o ambiente em que a empresa está instalada, assim, como na comunidade ao seu redor. “Hoje, em nossa sociedade, não existe ninguém, que não seja ambientalista. As maiores áreas preservadas e iniciativas de economia circular são da iniciativa privada”, afirmou explicando que as indústrias investem na inovação tecnologia para a melhoria de seus processos produtivos e, assim, na preservação do meio ambiente.  

Roscoe ressaltou que, nesta relação entre setor produtivo e preservação ambiental, o governo do Estado vem fazendo a sua parte. “Os licenciamentos têm saído rapidamente, com menos burocracia”, afirmou.  O presidente da FIEMG também citou, como exemplo de parceria entre setor público e privado na proteção do meio ambiente, a adesão de Minas Gerais à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero).  “Esse ato reafirma o pioneirismo na gestão ambiental e econômica de Minas Gerais, sendo que nos tornamos o primeiro estado da América Latina a fazer esta adesão”. O acordo que envolve o governo do Estado, a Federação mineira e o Reino Unido foi formalizado no dia 09/06. Leia mais sobre o tema AQUI. 

“A questão ambiental foi um tema ideologizado, mas é uma falsa contradição. O meio ambiente é um bem comum, de todos”, afirmou Paulo Brant, vice-governador do Estado, que representou Romeu Zema na abertura do evento. “Se não há sustentabilidade e mobilidade social, não há desenvolvimento e este é um tema de todos”, disse, citando o cuidado com a qualidade do ar como um exemplo de bem público.

Para Marília Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), a indústria mineira é a mais sustentável do país e isso gera muita sinergia entre os setores públicos e privados. “A visão arrojada com que a FIEMG vem trabalhando junto às industrias de Minas nos leva a trabalhar com temas que extrapolam o licenciamento ambiental”, afirmou Melo esclarecendo que a Economia Circular é o fechamento de um ciclo que começa com o licenciamento ambiental e que termina com a gestão de resíduo e a aplicação da inovação e tecnologia encabeçando processos mais limpos e eficientes.  

O ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, enviou um vídeo destacando a relevância do evento. “Gostaria de desejar a todos os participantes da Semana de Meio Ambiente da FIEMG um ótimo trabalho na discussão dos temas relativos à gestão dos resíduos sólidos, ao aproveitamento de energético dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), saneamento básico, mineração e infraestrutura. Enfim, a todos as atividades econômicas e como elas se relacionam com a necessária preservação ambiental”, afirmou.  

salles.JPG

Mário Campos, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIEMG (CEMA) e presidente do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (SIAMIG), também participou da abertura.  

Painel Economia Circular como fator de sustentabilidade  - A palestra magna sobre Economia Circular foi ministrada por Aldo Roberto Ometto, coordenador do Centro de Pesquisa em Economia Circular do Inova USP. “A Economia Circular é a oportunidade prática dos sistemas de produção e consumo trabalharem para a proteção do meio ambiente e reservas ambientais, reduzindo, ao máximo, a necessidade de extração, otimizando a emissão de resíduos e criando novos modelos de negócios. É uma visão de otimização de longo prazo, que irá gerar impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente”, afirmou.

Também participaram do painel: Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), Davi Bomtempo, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Fabrício Soler, da Felsberg Advogados.  

Meio ambiente em pauta – A Semana do Meio Ambiente e ESG 2021 é uma realização FIEMG e vai até dia 18/06. Sua programação, dividida em painéis temáticos, trazem à tona debates relevantes para a sociedade e para o setor produtivo, reunindo especialistas de diversas áreas que estão compartilhando suas experiências, cases de sucessos e expectativas quanto à questão ambiental no Brasil e no mundo.  

Por Denise Lucas

Últimas notícias

  1. Curso aborda estrutura tarifária e custos pagos pelos consumidores na conta de energia

    Leia

  2. FIEMG cria ferramenta que irá auxiliar a vacinação dos trabalhadores da indústria

    Leia

  3. Segunda rodada de negócios do Compre Bem FIEMG Virtual - DIMEP Sistemas

    Leia

  4. Vale realiza reuniões virtuais para conhecer fornecedores do Norte de Minas Gerais

    Leia

  5. Transformações sociais e econômicas por meio do conhecimento

    Leia

  6. Carros elétricos e híbridos como o futuro das cidades

    Leia

  7. Internacionalização dos produtos da Indústria láctea mineira

    Leia

  8. Parceira com e-commerce facilita vendas dos pequenos produtores da Estrada Real

    Leia