Notícias

Prêmio destaca ações dos bons exemplos

Cerimônia de entrega do trofeu Prêmio Bom Exemplo de 2019 foi realizada nesta terça-feira (28)

O poder de transformar a sociedade através de ações positivas foi enfatizada pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Bom Exemplo, nesta terça-feira, dia 28 de maio. "Essa capacidade de mudar o entorno e de tocar o próximo devem  ser sempre valorizadas se queremos mudar a sociedade para melhor", afirmou, lembrando que a premiação reconhece ações de pessoas que contribuem para o progresso de uma sociedade mais solidária e cidadã. A iniciativa da Globo, Fundação Dom Cabral, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e Jornal O Tempo teve nove premiados e uma homenagem especial em sua edição de 2019.

O corpo de jurados do prêmio, formado por personalidades reconhecidas em suas áreas de atuação e representante de instituições representativas da sociedade mineira, decide os finalistas da categoria cidadania e os oito vencedores das demais categorias. Cinco ações são escolhidas como finalistas do Prêmio Bom Exemplo de Cidadania e o vencedor, escolhido através de votação aberta ao público, é conhecido na noite do evento.

O vencerdor na categoria Cidadania em 2019 foi Bráulio Soares, criador de um projeto de capoeira adaptada para crianças e adolescentes com deficiência. Também foram votados Evandro Passos, que desenvolveu uma companhia de dança para jovens em áreas de risco; Iza Gandra, criadora do Grupo da Alegria, que trabalha com atividades físicas e recreativas para pessoas da terceira idade; Dona Lia, que costura roupas de cama voluntariamente para a Casa de Saúde Santa Izabel, em Betim; e Valdireni Rodrigues e Deniziani Santana, que coordenam o projeto Dellas, que aborda a temática da violência contra a mulher.

A categoria Ciência foi vencida por Virgílio Almeida, professor de destaque na área de Ciência da Computação há mais de 30 anos, com atuação importante no desenvolvimento de pesquisas e formação de profissionais.

O jornalista, escritor e advogado Angelo Oswaldo é o ganhador da categoria Cultura. O prêmio reconhece seu trabalho à frente de importantes instituições de preservação do patrimônio cultural e histórico de Minas e do Brasil.

O Prêmio Bom Exemplo na categoria Economia e Desenvolvimento de Minas será entregue à Eugênio Mattar, sócio-fundador da Localiza, empresa do ramo de locação de veículos que ajudou a alçar o estado ao topo do Brasil na categoria.

A categoria Educação foi vencida pelo cursinho comunitário Educafro. O projeto tem como objetivo o ingresso e a permanência de pessoas de camadas populares, negras, indígenas, migrantes, travestis e transgêneres no ensino superior público.

O projeto ‘Bom na Bola, Bom na Vida’ é o vencedor da categoria Esporte. Mais de 450 jovens de Belo Horizonte são atendidos pela iniciativa que promove educação, saúde, coletividade e inclusão social através do futebol.

 Na categoria Inovação, o ganhador do prêmio é Guilherme Emrich, empresário do setor de tecnologia desde a década de 1960. Sua mais recente criação é um filme plástico que gera energia elétrica a partir da luz.

Por seu trabalho de resgate de animais silvestres vítimas do tráfico e maus tratos, a ONG Waita é a vencedora da categoria Meio Ambiente. A organização cuida dos animais resgatados até que eles tenham condições de retornar ao seu habitat natural.

Milton Nascimento foi escolhido a Personalidade do Ano. Com mais de 50 anos de contribuição para a música brasileira, Milton é um dos fundadores do Clube da Esquina, que levou a música e cultura mineiras para todo o mundo.

A edição de 10 anos do Prêmio Bom Exemplo ainda faz uma homenagem especial ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O reconhecimento se dá pelo trabalho heroico desses profissionais em Brumadinho, no que foi considerada a maior operação de resgate da história do país.

Você pode conhecer melhor os homenageados da décima edição do Prêmio Bom Exemplo acessando o site oficial- http://minas.globo.com/premiobomexemplo.

Últimas notícias

  1. TJMG recebe visita do presidente da FIEMG

    Leia

  2. Governo anuncia decretos de regularização ambiental e tratamento de resíduos

    Leia

  3. Indústria mineira encerra 2020 em recuperação

    Leia

  4. Balança comercial mineira apresenta superávit em 2020

    Leia

  5. Atualização em SST é tema de treinamento da FIEMG Regional ZM

    Leia

  6. Mais sinergia entre setor produtivo e o Legislativo

    Leia

  7. Arthur Lira recebe pleitos dos representantes da indústria mineira

    Leia

  8. Nova regulamentação para desburocratizar obras de "baixo risco"

    Leia