Notícias

Prêmio destaca ações dos bons exemplos

Cerimônia de entrega do trofeu Prêmio Bom Exemplo de 2019 foi realizada nesta terça-feira (28)

O poder de transformar a sociedade através de ações positivas foi enfatizada pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Bom Exemplo, nesta terça-feira, dia 28 de maio. "Essa capacidade de mudar o entorno e de tocar o próximo devem  ser sempre valorizadas se queremos mudar a sociedade para melhor", afirmou, lembrando que a premiação reconhece ações de pessoas que contribuem para o progresso de uma sociedade mais solidária e cidadã. A iniciativa da Globo, Fundação Dom Cabral, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e Jornal O Tempo teve nove premiados e uma homenagem especial em sua edição de 2019.

O corpo de jurados do prêmio, formado por personalidades reconhecidas em suas áreas de atuação e representante de instituições representativas da sociedade mineira, decide os finalistas da categoria cidadania e os oito vencedores das demais categorias. Cinco ações são escolhidas como finalistas do Prêmio Bom Exemplo de Cidadania e o vencedor, escolhido através de votação aberta ao público, é conhecido na noite do evento.

O vencerdor na categoria Cidadania em 2019 foi Bráulio Soares, criador de um projeto de capoeira adaptada para crianças e adolescentes com deficiência. Também foram votados Evandro Passos, que desenvolveu uma companhia de dança para jovens em áreas de risco; Iza Gandra, criadora do Grupo da Alegria, que trabalha com atividades físicas e recreativas para pessoas da terceira idade; Dona Lia, que costura roupas de cama voluntariamente para a Casa de Saúde Santa Izabel, em Betim; e Valdireni Rodrigues e Deniziani Santana, que coordenam o projeto Dellas, que aborda a temática da violência contra a mulher.

A categoria Ciência foi vencida por Virgílio Almeida, professor de destaque na área de Ciência da Computação há mais de 30 anos, com atuação importante no desenvolvimento de pesquisas e formação de profissionais.

O jornalista, escritor e advogado Angelo Oswaldo é o ganhador da categoria Cultura. O prêmio reconhece seu trabalho à frente de importantes instituições de preservação do patrimônio cultural e histórico de Minas e do Brasil.

O Prêmio Bom Exemplo na categoria Economia e Desenvolvimento de Minas será entregue à Eugênio Mattar, sócio-fundador da Localiza, empresa do ramo de locação de veículos que ajudou a alçar o estado ao topo do Brasil na categoria.

A categoria Educação foi vencida pelo cursinho comunitário Educafro. O projeto tem como objetivo o ingresso e a permanência de pessoas de camadas populares, negras, indígenas, migrantes, travestis e transgêneres no ensino superior público.

O projeto ‘Bom na Bola, Bom na Vida’ é o vencedor da categoria Esporte. Mais de 450 jovens de Belo Horizonte são atendidos pela iniciativa que promove educação, saúde, coletividade e inclusão social através do futebol.

 Na categoria Inovação, o ganhador do prêmio é Guilherme Emrich, empresário do setor de tecnologia desde a década de 1960. Sua mais recente criação é um filme plástico que gera energia elétrica a partir da luz.

Por seu trabalho de resgate de animais silvestres vítimas do tráfico e maus tratos, a ONG Waita é a vencedora da categoria Meio Ambiente. A organização cuida dos animais resgatados até que eles tenham condições de retornar ao seu habitat natural.

Milton Nascimento foi escolhido a Personalidade do Ano. Com mais de 50 anos de contribuição para a música brasileira, Milton é um dos fundadores do Clube da Esquina, que levou a música e cultura mineiras para todo o mundo.

A edição de 10 anos do Prêmio Bom Exemplo ainda faz uma homenagem especial ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O reconhecimento se dá pelo trabalho heroico desses profissionais em Brumadinho, no que foi considerada a maior operação de resgate da história do país.

Você pode conhecer melhor os homenageados da décima edição do Prêmio Bom Exemplo acessando o site oficial- http://minas.globo.com/premiobomexemplo.

Últimas notícias

  1. Para ter voz ativa, cuide bem da sua

    Leia

  2. Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG debate pautas do setor

    Leia

  3. Garanta seu emprego na indústria: SENAI abre inscrições para Aprendizagem Industrial

    Leia

  4. Sabor que leva Minas mundo afora

    Leia

  5. Sua empresa atende todos os requisitos da LGPD?

    Leia

  6. Uma paixão nacional que faz bem para a saúde

    Leia

  7. SESI-MG promove oficina de Robótica on-line

    Leia

  8. Internacionalização de empresas mineiras para os Estados Unidos é tema de webinar

    Leia