Notícias

Codese BH recebe adesão oficial de 75 entidades na próxima terça-feira (30)

Estruturação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte é anunciada pelo vice-presidente da FIEMG, Teodomiro Diniz, no Minascon

Mais de 75 entidades que já se alinharam à estruturação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese BH) assinam no próximo dia 30 o termo de adesão ao projeto. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24/11), na programação do Minascon, pelo vice-presidente da FIEMG e presidente do Conselho de Desenvolvimento Local e Regional e da Câmara da Indústria da Construção, Teodomiro Diniz.

“Temos a crença de que desenvolvimento local sustentável precisa da participação da sociedade civil organizada. Hoje, estamos aqui falando para a cadeia produtiva da construção, que é enorme no estado e tem papel expressivo no desenvolvimento e na sustentabilidade das regiões de Minas. É importante a participação dessa cadeia no desenvolvimento local e regional. Temos exemplos no Brasil e no estado de que conselhos da sociedade civil se organizam em torno dessa agenda, para serem colaborativos com o poder público”, ponderou Diniz, na abertura do painel “Sociedade Civil Organizada: Pilar do Desenvolvimento Sustentável das Cidades”.

Diretor Executivo do Codese BH, Elvis Gaia, ressaltou que construir o futuro da cidade, planejar a Belo Horizonte que queremos, é o principal objetivo do Conselho. “É um projeto ousado e importante da sociedade civil belo-horizontina, que busca construir, pensar e planejar a BH do futuro”, frisou, apontado que trata-se, além de um trabalho com vistas ao desenvolvimento da capital mineira, de um plano de governança colaborativa.

O maior desafio de uma organização como o Codese BH, disse Gaia, é todas as áreas, todos os eixos, como desenvolvimento econômico, tecnologia, ambiental, enfim, reunir todos para o propósito de desenvolver planos de investimento em Belo Horizonte.

“E a maior vantagem da sociedade com a atuação do conselho é a efetividade nas entregas. O que se busca com esse tipo de arranjo é que se tenham resultados, que a gestão pública entregue à sociedade o que ela anseia, que é uma cidade melhor para a atividade humana, na qual se possa sair à rua com segurança”, ponderou.

Outros municípios

Teodomiro Diniz, que preside também o Conselho de Desenvolvimento Local e Regional da FIEMG,  observou que entre os vários arranjos dessa natureza já em funcionamento em Minas Gerais há o Agenda Vale do Aço, Conselho de Cataguazes, de Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia e Uberaba. “Estamos trabalhando para montar o Conselho de Taiobeiras, de Salinas e pela transformação da agenda empresarial de Varginha em um conselho mais amplo”, disse.

Ainda segundo ele, o trabalho tem sido limitado ao território mineiro, mas, para o futuro há planos de conectar os conselhos dos municípios mineiros com os de outros estados brasileiros, criando uma rede pelo desenvolvimento.

"Temos vários parceiros nesse projeto, e o SEBRAE, um dos organizadores do Minascon, juntamente com a FIEMG, é nosso parceiro também no Território, no estímulo à montagem dos conselhos, na gestão e no acompanhamento desse trabalho", reforçou Diniz.

Essa reunião do Minascon contou ainda com participações do vice-presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato; do presidente do Codemc Montes Claros, Jefferson Tolentino Trindade; do secretário executivo do Coden 2100, de Uberlândia, Fábio Pergher; e de Stefano Gazzola, presidente do Grupo Unis, de Varginha.

Leia mais notícias sobre o Minascon:

Concurso "A Ponte"

Concurso "Mãos à Obra - Prêmio Gustavo Charlemont"

Últimas notícias

  1. Bolsonaro recebe propostas da indústria para a retomada do desenvolvimento e do emprego em 2022

    Leia

  2. Sindipan-JF faz tradicional Confraternização de Final de Ano

    Leia

  3. Atividade industrial registra queda de 1,3% em outubro sobre setembro

    Leia

  4. Estrada Real: a história e a riqueza do Brasil passam por aqui

    Leia

  5. Empatia moverá líderes na 5ª Revolução Industrial

    Leia

  6. Encontro homenageia incansáveis câmaras e conselhos da FIEMG

    Leia

  7. Empresas mineiras podem organizar a sua vida financeira

    Leia

  8. Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas da FIEMG debate temas relevantes para a indústria

    Leia