Notícias

Falta de espaço impede avanço da indústria em Araguari

Rotas para o Futuro debate gargalos e caminhos para crescimento industrial no município

A indústria de Araguari está realizando investimentos e deverá encerrar 2014 com crescimento, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação do município, Mauro Sérgio de Ávila Cunha. No setor que representa, a expectativa é de 8% a 10% de incremento, de acordo com o dirigente. No caso do vestuário, a estimativa é menos otimista – 0,5%, na opinião do presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Araguari, Rossini Ferreira Soares. Ainda assim, as chances de recuperação em 2015 são grandes. “Estamos enfrentando a concorrência chinesa com criatividade, e começando a colher os resultados da redução das alíquotas de ICMS”, explicou Soares.

Alguns problemas específicos, porém – além das questões macroeconômicas e estruturais que dificultam a atividade industrial brasileira como um todo – emperram um avanço ainda maior do segmento industrial na cidade mineira. Um deles, na visão de Cunha, é a falta de terrenos disponíveis para receber novos empreendimentos. “Mais de 100 empresas poderiam se instalar em Araguari de imediato se tivéssemos aqui um distrito industrial”, salientou.

A cidade recebeu, no dia 26/09, o projeto Rotas para o Futuro, da FIEMG, em parceria com a VB Comunicação. Em seu quarto ano de realização, o evento visa justamente a discutir gargalos e encontrar caminhos para o desenvolvimento da indústria em cada região do estado. Em 2014, além de questões inerentes às localidades, o tema geral em debate nos 24 municípios contemplados é saúde e segurança no trabalho, com destaque para as modificações na Norma NR 12. “De quarenta exigências, a norma passou a ter mais de 300, algumas delas extremamente absurdas e de difícil adequação por parte das indústrias”, salientou o chefe de gabinete do Sistema FIEMG, Antônio Marum.

O assunto está sendo abordado em palestra, conduzida pela advogada e consultora trabalhista Maria Inez Diniz de Medeiros, especialista na área há 35 anos.

Veja também:

Segurança e saúde no trabalho como investimento rentável

Rotas para o Futuro chega a Itaúna

‘Rotas para o Futuro’ mobiliza empresários em Teófilo Otoni  

 

Últimas notícias

  1. FIEMG discute o futuro da exploração do gás folhelho

    Leia

  2. Show Pirotécnico encantou Santo Antônio do Monte

    Leia

  3. Aprovação das Reformas é fundamental para o crescimento da economia

    Leia

  4. Professor Clóvis de Barros Filho aborda Inovação na FIEMG

    Leia

  5. União por um novo Brasil

    Leia

  6. Câmara da Base Florestal debate ações sobre o setor

    Leia

  7. Sindicatos participam do programa Conhecendo o Sistema FIEMG

    Leia

  8. Apesar dos entraves, segmento de bijuterias tem oportunidade de crescimento em Minas

    Leia