Notícias

Falta de espaço impede avanço da indústria em Araguari

Rotas para o Futuro debate gargalos e caminhos para crescimento industrial no município

A indústria de Araguari está realizando investimentos e deverá encerrar 2014 com crescimento, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação do município, Mauro Sérgio de Ávila Cunha. No setor que representa, a expectativa é de 8% a 10% de incremento, de acordo com o dirigente. No caso do vestuário, a estimativa é menos otimista – 0,5%, na opinião do presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Araguari, Rossini Ferreira Soares. Ainda assim, as chances de recuperação em 2015 são grandes. “Estamos enfrentando a concorrência chinesa com criatividade, e começando a colher os resultados da redução das alíquotas de ICMS”, explicou Soares.

Alguns problemas específicos, porém – além das questões macroeconômicas e estruturais que dificultam a atividade industrial brasileira como um todo – emperram um avanço ainda maior do segmento industrial na cidade mineira. Um deles, na visão de Cunha, é a falta de terrenos disponíveis para receber novos empreendimentos. “Mais de 100 empresas poderiam se instalar em Araguari de imediato se tivéssemos aqui um distrito industrial”, salientou.

A cidade recebeu, no dia 26/09, o projeto Rotas para o Futuro, da FIEMG, em parceria com a VB Comunicação. Em seu quarto ano de realização, o evento visa justamente a discutir gargalos e encontrar caminhos para o desenvolvimento da indústria em cada região do estado. Em 2014, além de questões inerentes às localidades, o tema geral em debate nos 24 municípios contemplados é saúde e segurança no trabalho, com destaque para as modificações na Norma NR 12. “De quarenta exigências, a norma passou a ter mais de 300, algumas delas extremamente absurdas e de difícil adequação por parte das indústrias”, salientou o chefe de gabinete do Sistema FIEMG, Antônio Marum.

O assunto está sendo abordado em palestra, conduzida pela advogada e consultora trabalhista Maria Inez Diniz de Medeiros, especialista na área há 35 anos.

Veja também:

Segurança e saúde no trabalho como investimento rentável

Rotas para o Futuro chega a Itaúna

‘Rotas para o Futuro’ mobiliza empresários em Teófilo Otoni  

 

Últimas notícias

  1. ABINEE realiza encontro de prestação de contas

    Leia

  2. FIEMG propõe soluções de negócios para redução de custos com energia

    Leia

  3. INTERSIND apresenta Mostra de Móveis de Ubá

    Leia

  4. Mais conhecimento para o setor de confecção de São João Nepomuceno

    Leia

  5. Economia criativa foi tema de fórum no P7 Criativo

    Leia

  6. FIEMG apresenta propostas da indústria mineira ao governo eleito

    Leia

  7. Decisão da Justiça garante debate ampliado sobre novo Plano Diretor

    Leia

  8. SENAI MG forma turma de Aprendizagem Industrial em Processamento de Carne

    Leia