Notícias

FIEMG Lab: indtechs apresentam soluções para preservação hídrica

Painel foi realizado durante Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), no Expominas, em BH

A equipe do FIEMG Lab, hub de inovação aberta de startups industriais do Sistema FIEMG, promoveu um panorama de soluções para desafios relacionados à água durante a XXIV edição do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), realizado no Expominas, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (24/11).

O painel "Soluções para a Água" contou com representantes de quatro indtechs brasileiras que, direta ou indiretamente, trabalham com equipamentos ou serviços que revolucionam a resolução de problemas ou desafios envolvidos com a preservação hídrica.

O primeiro a se apresentar foi o CEO da Cerensa, Aníbal Wanderley. Ele explicou como funciona a plataforma desenvolvida pela startup dele para automatizar ações fabris e, assim, elevar os níveis de ESG (ambiental, social e governança) dentro de uma empresa.

"A gente entende que a maioria das empresas não têm estrutura para ser sustentável. Por isso, buscamos apoiá-las", disse. Para tanto, a Cerensa integra dados, exigências legais, implementa robôs, medidores, coleta e uniformiza informações, apontando onde há riscos e problemas.

Em seguida, o CEO da PWTech, Fernando Silva, apresentou um equipamento capaz de transformar água contaminada em potável. O empresário lembrou que, no Brasil, 35 milhões de pessoas não têm acesso à água limpa. Por isso, um sistema de purificação, que seja leve, de fácil transporte, de baixo custo, e que elimine 100% de vírus e bactérias, é tão importante. "Nosso principal objetivo é atender comunidades remotas", afirmou.

Diego Schildwein, CEO da Sirros, apresentou um sistema baseado em Internet of Things (IoT, Internet das Coisas) que auxilia indústrias no processo de digitalização das operações de hardware. Ou seja, "conecta coisas físicas com o ambiente virtual", como explicou o próprio Diego.

Como exemplo da plataforma em prática, ele citou o case da Randon, atendida pela Sirros. Conforme o especialista, a Randon coletava dados do centro de pintura de chassi, mas não os tratava em toda a potencialidade. Com a chegada da startup, a produção de peças aumentou 17%, e o consumo de água foi reduzido em 16%.

Por fim, o CEO da Vivace, Flávio Costa, apresentou uma solução em parceria com a Vortex Hydro Energy que produz energia elétrica a partir da energia cinética de vórtices (escoamento giratório onde as linhas de corrente apresentam um padrão circular ou espiral).

De acordo com Costa, o equipamento é fish friendly (amigável para fauna aquática), não depende de ondas marítimas, marés ou turbinas (pode ser usado em rios menores), pode ser integrado com usinas eólicas e produz energia por meio de vibração induzida.

O FIEMG Lab

O FIEMG Lab é o hub de inovação aberta da indústria com startups industriais. Ele tem o propósito de acelerar o futuro da indústria, para o aumento da competitividade, por meio da inovação aberta com startups.

O hub é uma iniciativa pioneira do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no âmbito da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Juntos, eles acreditam na relação impactante entre startups e indústrias como agente para a construção de uma nova economia, próspera e abundante.

SERVIÇO
XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
Data: 21 a 26 de novembro de 2021
Local: EXPOMINAS BH. Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte/MG
https://site.abrhidro.org.br/

Últimas notícias

  1. Bolsonaro recebe propostas da indústria para a retomada do desenvolvimento e do emprego em 2022

    Leia

  2. Sindipan-JF faz tradicional Confraternização de Final de Ano

    Leia

  3. Atividade industrial registra queda de 1,3% em outubro sobre setembro

    Leia

  4. Estrada Real: a história e a riqueza do Brasil passam por aqui

    Leia

  5. Empatia moverá líderes na 5ª Revolução Industrial

    Leia

  6. Encontro homenageia incansáveis câmaras e conselhos da FIEMG

    Leia

  7. Empresas mineiras podem organizar a sua vida financeira

    Leia

  8. Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas da FIEMG debate temas relevantes para a indústria

    Leia