Notícias

Presidente da FIEMG fala a empresários da Zona da Mata sobre importância do associativismo

Em palestra realizada em Juiz de Fora, Flávio Roscoe ressalta força da união para alavancar negócios

Foto: Graciele Vianna

“A importância do associativismo e sua força para alavancar negócios” foi o tema da palestra proferida pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, sob organização do Sindicato da Indústria de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF), nesta quinta-feira (21). O evento aconteceu na sede do Centro Industrial de Juiz de Fora (CIJF) e contou com a presença de lideranças industriais e empresas do setor de Alimentação. O presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindipan-JF, Heveraldo Lima de Castro, e o diretor da entidade e presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, também participaram do encontro.

A abertura da palestra foi feita pela presidente do SIA-JF e do CIJF, Flávia Gonzaga, que destacou a grande modernização pela qual o CIJF está passando, atuando agora em parceria com a Smart Coworking e Escritórios para a criação de ambientes de trabalho coletivos, com espaços compartilhados. Ela falou ainda sobre a importância de criar uma interlocução entre os empresários e grupos afins dentro da entidade. “Precisamos realmente entender a relevância do associativismo, saber que unidos podemos trabalhar mais e melhor”, disse.

 O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade de Juiz de Fora, Ignacio Delgado, ressaltou o importante trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura em prol da desburocratização. “É importante que as demandas partam dos empresários. Temos que pensar juntos no que é melhor para o desenvolvimento da cidade e, para isso, precisamos das demandas e opiniões de vocês”, ressaltou.

Ele destacou ainda a criação da Sala do Empreendedor e da Câmara Integrada de Análise e Aprovação de Projetos, que visam facilitar a vida dos empreendedores. “Fixamos compromissos mútuos do serviço público e dos cidadãos para a melhoria da cidade e realizamos reuniões setoriais para construir o plano de desenvolvimento em conjunto. O básico é conexão e conversa, e a Prefeitura tem buscado estabelecer essa relação com o meio empresarial”, disse.

Em sua palestra, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou que desburocratizar é fundamental, pois a burocracia é uma grande barreira que enfrentamos. “A base da burocracia é a desconfiança. Parece que o Estado brasileiro desconfia do cidadão e temos que inverter isso”, disse. Já sobre a importância da união, Flávio destacou que o associativismo é a forma mais simples de se organizar para obter o bem comum de uma sociedade, de um setor. “Todos nós representamos o coletivo, se não nos engajamos no associativismo, como vamos transformar?”, questionou. “Só mudaremos nossa realidade com trabalho e união, sendo também necessário valorizar o papel de quem frequenta entidades como as nossas e doa seu tempo para atuar pelo coletivo”, disse.

Flávio Roscoe ressaltou ainda que a FIEMG tem tentado mostrar a voz dos industriais através de uma visão estratégica do associativismo. “Estamos fazendo uma campanha de valorização da indústria e temos conquistado muitas pautas junto ao governo. Nossa campanha em combate à Covid-19 foi a maior que uma entidade fez no mundo. Doamos e consertamos respiradores, capacetes de respiração, álcool em gel, máscaras, e adotamos 450 municípios mineiros que precisavam de insumos e câmaras frias para a realização da vacinação. Tudo isso fruto de associativismo e credibilidade. Dá para fazer muito mais, desde que haja o engajamento de vocês. A indústria mineira é a que mais vai crescer este ano e nos próximos, resultado das mudanças que estamos conseguindo implementar. Unindo forças temos a capacidade de transformar”, finalizou.

Por Graciele Vianna

Palestra-SIA-24.jpeg

Últimas notícias

  1. Programa FIEMG Jovem recebe Mentoria em ESG

    Leia

  2. Taxa de Incêndio em Minas Gerais é declarada inconstitucional

    Leia

  3. Minascon: economia circular e arquitetura por Marcelo Rosenbaum

    Leia

  4. Embaixador do Chile no Brasil visita a FIEMG

    Leia

  5. Simpósio de Recursos Hídricos chega ao fim com Carta de Belo Horizonte

    Leia

  6. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  7. Grupo de trabalho buscará soluções para problemas entre BH e Nova Lima

    Leia

  8. Minascon: novidades fotovoltaicas integradas à construção

    Leia