Notícia

FIEMG Regional ZM esclarece sobre Obrigações Legais Ambientais para 2019

Iniciativa visou orientar quanto aos prazos para envio das informações de natureza ambiental, evitando multas e penalidades

Cumprindo sua missão de contribuir efetivamente com a indústria mineira, a FIEMG Regional Zona da Mata realizou em sua sede, no dia 26/02, o treinamento "Obrigações Legais Ambientais 2019”. O encontro teve como objetivo alertar empresários e industriais em relação ao cumprimento dos prazos para cadastros, registros, pagamentos de taxas e outras obrigações de natureza ambiental. 

De acordo com a analista ambiental da FIEMG Regional ZM, Luíza Cortat, que organizou o evento, a falta de informação sobre essas leis acabam resultando em autuações, sendo necessário que os empresários tenham conhecimento sobre o assunto, que será útil na elaboração de relatórios ambientais. Os participantes receberam orientação sobre os processos de cumprimento da legislação, e foram informados sobre as expectativas para as novas legislações e também sobre as possíveis formas de fiscalização. 

A programação foi dividida em três palestras. O analista ambiental da FIEMG, Deivid de Oliveira, apresentou os temas: Outorga de direito de uso de recursos hídricos; Tipos de outorga e procedimentos; Sistema Federal de Regulação de Uso – REGLA; Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos – DAURH; Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos em Minas Gerais – SISCAD; Cobrança pelo uso da água; Declaração de carga poluidora e Obrigatoriedade de instalação de medidores - “Resolução 2302/2015”. 

Em seguida, o advogado de Meio Ambiente da FIEMG, Felipe Mol, falou sobre Cadastro técnico federal e estadual; Taxa de controle de fiscalização Ambiental; Relatório anual de atividades; Inventário de resíduos sólidos industriais e Declaração de áreas contaminadas. Ao final, a diretora regional de Administração e Finanças da Superintendência Regional de Meio Ambiente – SUPRAM ZM, Silvia Lacerda, falou sobre Regularização Ambiental. Participaram do evento cerca de 80 pessoas, incluindo empresários de diversos setores, gerentes e profissionais da área de Meio Ambiente. 

Informações sobre as Obrigações Legais Ambientais 2019 estão disponíveis no site da FIEMG, através do link, onde consta ainda o cronograma com os principais prazos para cadastros, registros, pagamentos de taxas e outras obrigações de natureza ambiental.

DSCN3995.JPG

DSCN3987.JPG

Últimas notícias

  1. Moda em pauta no Sistema FIEMG

    Leia

  2. FIEMG Competitiva realiza workshop em parceria com SINDUSCOM Barbacena

    Leia

  3. Sindivestu oferece treinamento ‘Blindagem Empresarial Trabalhista’

    Leia

  4. Setor da construção recebe treinamento no sul de Minas

    Leia

  5. Mais 48 estudantes da região se qualificam no Programa Futuros Engenheiros

    Leia

  6. Aperfeiçoamento Profissional em Traçagem de Caldeiraria

    Leia

  7. Programa Futuros Engenheiros certifica estudantes em Ipatinga

    Leia

  8. Oportunidades para o setor do vinho são debatidas em reunião em Andradas

    Leia