Notícia

Gestores de grandes indústrias debatem medidas de preservação de emprego diante da crise

Ação do FIEMG Competitiva trouxe casos de manutenção de empregos e da saúde

Com o tema "Estratégias empresariais e medidas trabalhistas para lidar com o atual cenário desafiador", o programa FIEMG Competitiva realizou um debate entre gestores de grandes empresas mineiras que estão se adequando para minimizar os impactos decorrentes da pandemia do novo coronavírus. A palestra on-line foi realizada na terça-feira, 12/5, e transmitida pelo canal do Youtube da FIEMG para centenas de pessoas.  

A presidente do Conselho de Gestão Estratégica de Pessoas da FIEMG e diretora de Pessoas, Comunicação, Investimento Social e Inovação da ArcelorMittal, Paula Harraca, contou que, diante do novo cenário, a empresa decidiu atuar com foco em duas diretrizes. “Definimos que primeiro precisamos proteger a vida das pessoas e, em segundo lugar, garantir a sustentabilidade do negócio. Antecipamos férias, conforme prevê a Medida Provisória 927, com cerca de 70% dos empregados de férias, mas mantendo o número de pessoas necessárias nas plantas para atender indústrias que precisam continuar operando, como as da saúde”.

Harraca chamou a atenção ainda para a importância de adotar medidas de higiene e segurança, como o distanciamento entre as pessoas, em todas as plantas da empresa, contribuindo assim para evitar a proliferação da doença. “Um ponto importante é que tivemos uma condição de segurança dentro da empresa tão alta que não tivemos nenhum caso de infecção de quem estava trabalhando”, informou.

Carlos Alberto Hilário de Andrade, diretor de Recursos Humanos e Administrativo da Anglo American, afirmou que as medidas provisórias 927 e 936, editadas pelo governo federal, são necessárias para não afetar gravemente o negócio da empresa.  “As MPs trazem para todos nós e para nossa cadeia de fornecedores, alternativas para que possamos minimizar custos nesse momento. É importante destacar que a FIEMG teve papel fundamental para conseguir a aprovação destas medidas”, pontuou.

A saúde dos empregados também foi levada em consideração pela empresa, que desenvolveu uma ferramenta digital especialmente para que os funcionários possam recorrer nesse momento de dúvidas e incertezas. “Criamos um aplicativo onde os funcionários podem tem acesso a informações sobre a Covid e também sobre saúde mental. Estamos fazendo uma série de lives com profissionais de saúde, falando sobre relacionamento conjugal, relacionamento entre pais e filhos, dicas de saúde mental e como lidar com o medo”, exemplificou Andrade.

Exemplos para todas as empresas

O mediador do debate e diretor de Comunicação da FIEMG, Pedro Henrique Mota Costa, destacou a relevância do diálogo para o enfrentamento desta crise. “Esses exemplos não valem apenas para as grandes empresas, mas para todas, pequenas e médias podem se beneficiar desse diálogo. Se há uma coisa que podemos afirmar é a pandemia nos mostrou ainda mais a importância do diálogo e que não há separação dos interesses patronais e dos trabalhadores”.

A live faz parte da reformulação do programa FIEMG Competitiva que, neste momento de crise causada pela Covid-19, leva de maneira virtual, informações técnicas para os empresários. O gerente de Projetos para Indústria da FIEMG, Thadeu Tolentino Neves, disse que a proposta do programa está pautada em três pilares. “Queremos trazer soluções imediatas e subsidiadas para a indústria mineira para ajudar o empresário a passar por esse momento. Estamos trazendo conteúdo nas áreas de Finanças, Gestão e Mercado e a metodologia oferecida vai de lives até assessorias virtuais”.

Últimas notícias

  1. Internacionalização de negócio é pauta de debate do FIEMG Live

    Leia

  2. FIEMG se une a empresas e mobiliza recursos para desenvolvimento de vacina contra a Covid-19

    Leia

  3. LGPD: o que você precisa saber para a implementação na sua empresa

    Leia

  4. Protocolos de Segurança Alimentar no cenário Covid-19

    Leia

  5. 5ª turma do Programa Desenvolvimento de Conselheiros da FIEMG

    Leia

  6. Protocolos de Segurança Alimentar no cenário Covid-19

    Leia

  7. Aberto o edital para a 3ª jornada FIEMG Lab 4.0

    Leia

  8. A importância da Inteligência de Vendas para as empresas

    Leia