Notícia

Aberta segunda edição do programa Legado

Iniciativa tem foco na evolução pessoal e profissional a partir da troca de experiências entre mentores e mentorados

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

"Quando aprendemos sobre a gestão do tempo para as nossas atividades profissionais e pessoais, temos mais condições de aumentar a produtividade e sermos assertivos nas nossas decisões", disse o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, em palestra para os novos participantes do programa Legado de Mentoria para Líderes do Futuro. Uma solenidade no Museu de Artes e Ofícios SESI, no Centro de Belo Horizonte, nessa segunda-feira (16), marcou a abertura da segunda edição do programa, desenvolvido pelo IEL.

Para Roscoe, entre outras atribuições, a atuação de um líder empresarial deve ser pautada pela definição de prioridades e delegação de tarefas. "Delegar é dar relevância, compartilhar responsabilidades e confiar. Quando se delega, a equipe cresce e os resultados aparecem”, observou. O presidente da Federação lembrou também da importância de equilibrar as atividades profissionais com a vida pessoal, bem como o convívio com a família.

Aprendizado e perceptivas

O superintendente regional do IEL, Gustavo Mecena, falou da possibilidade da troca de experiências e aprendizado mútuo que podem se proporcionados pelo Legado a mentores e mentorados. O programa é voltado a líderes do FIEMG Jovem e visa "promover, por meio da colaboração, do autoconhecimento, do autodesenvolvimento e da evolução pessoal e profissional, estímulos de forma prática e equilibrada para o devido alinhamento entre vida e carreira, contribuindo para o desenvolvimento de valores e competências essenciais para o sucesso de todos os envolvidos, considerando o presente e o futuro", frisou a gerente de Educação Executiva do IEL, Rejaine Almeida.

Com a segunda edição do programa, a gestora espera avançar na consolidação da iniciativa para alcançar cinco temporadas até 2030. "Isso totalizará 10 anos de trabalho, o que acredito ser uma grande entrega para os jovens líderes indústrias e um grande legado para o associativisimo no país", projeta.

Na mesma direção, o presidente do FIEMG Jovem, Matheus dos Reis, pontuou que o programa vem se fortalecendo desde o seu lançamento, em 2020. "Liderar com propósito é um exercício de corpo e alma. Legado é a assinatura de um na vida do outro. Que a gente aproveite essa experiência juntos", afirmou.

Participante pela primeira vez do programa, a advogada, empreendedora e diretora do conteúdo do FIEMG Jovem, Izabella Lages, disse estar ansiosa para começar as atividades. "Os meus mentores possuem carreiras brilhantes eu tenho certeza que eles vão agregar bastante para as minhas trajetórias profissional e pessoal. Quero muito aprender, trocar experiências e será um momento único para mim".

Resiliência

Convidado do programa Legado, o CEO da HSM, empresa do segmento de educação profissional, e da Singularity, Reynaldo Gama, proferiu uma palestra com foco nos desafios dos programas de mentoria para lideranças. Um deles, na visão do profissional, diz respeito à adaptação de jovens empresariais às mudanças na sociedade, especialmente no universo corporativo, aceleradas pela pandemia da Covid-19. Alterações, ressaltou o palestrante, na forma de consumir produtos e serviços, comunicar e interagir e outras. "Emaptia, adaptabilidade e resiliência frente aos movimentos e ao ineditismo da sociedade, com a capacidade de assumir riscos e tomar decisões", aconselhou Gama aos mentorados.

A solenidade foi encerrada com a apresentação do quinteto de arcos e cordas da Orquestra SESEMINAS, regida pelo maestro Felipe Magalhães.

Clique aqui e veja mais fotos do evento

Rafel Passos
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Analista do IEL fala sobre foco, persistência e atitude para a realização de objetivos

    Leia

  2. FIEMG e IEL vão apresentar Tecnologia em Gestão de Segurança contra Incêndio

    Leia

  3. P7 Criativo recebe a mostra Modernos e Eternos

    Leia

  4. FIEMG intensifica ações de reforço à qualidade do ensino em Minas Gerais

    Leia

  5. FIEMG Competitiva realiza curso sobre ESG

    Leia

  6. Empresários conhecem tendências da indústria de sorvetes

    Leia

  7. Compliance e ESG como fatores de competitividade nos negócios

    Leia

  8. Federação mineira busca fornecedores

    Leia