Notícia

FIEMG Competitiva realiza curso de Gestão de Vendas para associados do Sinduscon- TAP e Sindmetal

Capacitação aconteceu na FIEMG Regional Vale do Paranaíba, em Uberlândia

Durante os dias 11 e 12 de junho, 34 alunos participaram na FIEMG Regional Vale do Paranaíba, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, do curso de Gestão de Vendas, realizado para os associados do Sindmetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Uberlândia) e do Sinduscon-TAP (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) em parceria com o programa FIEMG Competitiva. O objetivo da capacitação foi oferecer informações e orientações de qualidade para que eles possam alcançar um melhor atendimento, entender o perfil de cada cliente, e com isso, melhorar o desempenho em vendas. O conteúdo com a duração 8 horas foi ministrado pela consultora Aparecida de Fátima Oliveira, formada em Ciências Econômicas pela PUC-MG, especialista em controladoria e finanças e MBA em gestão empresarial pela UNB / EAD, que discorreu sobre temas como jornada de compra e comportamento do cliente, atendimento, diferenciais competitivos, orçamento, negociações pós-venda, marketing e planejamento estratégico. 

O diretor do Sindmetal, Gilnei Doyle disse que os pontos trazidos pela palestrante são exatamente os que são vivenciados na rotina de quem vende. “A palestrante nos deixou muito a vontade, ela tocou em cada ponto que nós vivemos todos os dias. Então estas ferramentas, estes mecanismos que foram apresentados e alguns relembrados com muita maestria, me fizeram acordar para colocar em prática alguns pontos, com certeza eu estou saindo diferente do que eu entrei.” afirmou Doyle.

Para Panayotes Tsatsakis, presidente do Sinduscon-TAP, a importância deste tipo de iniciativa viabilizada pelo projeto FIEMG Competitiva é fundamental em um contexto econômico retraído para as vendas. “No momento onde as vendas estão em baixa, um curso como este oferece alento às empresas para que as vendas se concretizem, então para nós enquanto Sindicato através do FIEMG Competitiva darmos essa oportunidade para que as empresas possam mudar os perfis de seus vendedores e para que mais vendas sejam concretizadas é uma grande satisfação.” disse o engenheiro civil.

De acordo com Pedro Casasanta, analista de projetos do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e membro do projeto FIEMG Competitiva, o mais importante da iniciativa foi viabilizar este momento para que os profissionais discutissem as boas práticas e analisassem com técnica e dedicação o perfil do mercado consumidor de Uberlândia. 

Conheça mais o cenário de vendas no Brasil 

Segundo o site oficial da ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), uma pesquisa realizada pela consultoria LCA revela que o setor de vendas diretas gera para o Brasil R$415 mil em impostos arrecadados a cada R$ 1 milhão investido.

Como comparativo, a indústria gera R$ 354 mil e a agropecuária R$ 171 mil em impostos com o mesmo R$ 1 milhão de investimento. A pesquisa mostra ainda que a geração de renda das vendas diretas é igual a da indústria (R$ 3,72 milhões) e maior em relação à agropecuária (R$ 2,96 milhões) a cada R$ 1 milhão investido.

E mais, ainda segundo a mesma pesquisa, a venda direta ocupa 47 pessoas com esse mesmo investimento, pouco mais que a indústria, que ocupa 37.

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