Notícia

Empresa de Pompéu participa de consultoria de manufatura enxuta do FIEMG Competitiva

Ação foi realizada em parceria com o Siamig

Com a finalidade de construir uma metodologia eficaz para desenvolver o Programa de melhoria continua no setor sucroenergético, a Usina Agropéu, instalada na cidade de Pompéu/MG, recebeu uma série de consultorias das equipes do SENAI, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerias (Siamig).

A ação, que decorreu no último semestre, foi finalizada no dia 03/12, e teve o apoio do Sistema FIEMG, por meio do programa FIEMG Competitiva, focado na melhor proposta para a realidade da indústria e que busca procedimentos eficazes para desenvolver o Programa Lean Manufacturing (Produção Enxuta).

Apresentar a Usina Agropéu, de forma presencial, a equipe do SENAI permitiu identificar os principais pontos de melhoria a serem trabalhados no Lean. Durante a consultoria, forma trabalhados os processos da empresa, tendo como base três projetos de melhorias: Planejamento e Controle da Produção (PCP), para a colheita e plantio da cana e Confiabilidade na Manutenção Industrial e 5s no almoxarifado. Seu objetivo foi estimular a cultura da melhoria contínua de processos no setor sucroenergético.

A execução do trabalho em três frentes possibilitou uma evolução nos níveis de gestão das áreas atendidas, demostrando o valor que ações desta natureza, adaptadas ao Setor Sucroenergético, geram no resultado operacional das Indústrias. Os resultados foram alcançados por meio de um trabalho em conjunto entre Gestores, colaboradores e Consultores SENAI, dentre os quais destacam -se: Almoxarifado, na organização de setor piloto, melhoria contínua e de processo produtivo; agrícola, aumento da eficiência e diminuição do tempo de carregamento dos caminhões canavieiros e manutenção industrial, no desenvolvimento de procedimento operacional padrão (POP) para a família de bombas e válvulas.

Últimas notícias

  1. Empresários do Norte de Minas conheceram as ações do projeto FIEMG Competitiva

    Leia

  2. FIEMG Regional Vale do Paranaíba recebe o PRAI

    Leia

  3. Setor sucroenergético mais competitivo

    Leia

  4. SINDIVESTU e SINDICALÇADOS promovem workshop de mídias sociais através do FIEMG Competitiva

    Leia

  5. Inscrições abertas para o Programa Futuros Engenheiros

    Leia

  6. Empresa do setor moveleiro de Uberlândia ganha produtividade com projeto do FIEMG Competitiva

    Leia

  7. Mais competitividade para as empresas de Taiobeiras

    Leia

  8. Nova mineração

    Leia