Notícia

Empresa de Pompéu participa de consultoria de manufatura enxuta do FIEMG Competitiva

Ação foi realizada em parceria com o Siamig

Com a finalidade de construir uma metodologia eficaz para desenvolver o Programa de melhoria continua no setor sucroenergético, a Usina Agropéu, instalada na cidade de Pompéu/MG, recebeu uma série de consultorias das equipes do SENAI, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerias (Siamig).

A ação, que decorreu no último semestre, foi finalizada no dia 03/12, e teve o apoio do Sistema FIEMG, por meio do programa FIEMG Competitiva, focado na melhor proposta para a realidade da indústria e que busca procedimentos eficazes para desenvolver o Programa Lean Manufacturing (Produção Enxuta).

Apresentar a Usina Agropéu, de forma presencial, a equipe do SENAI permitiu identificar os principais pontos de melhoria a serem trabalhados no Lean. Durante a consultoria, forma trabalhados os processos da empresa, tendo como base três projetos de melhorias: Planejamento e Controle da Produção (PCP), para a colheita e plantio da cana e Confiabilidade na Manutenção Industrial e 5s no almoxarifado. Seu objetivo foi estimular a cultura da melhoria contínua de processos no setor sucroenergético.

A execução do trabalho em três frentes possibilitou uma evolução nos níveis de gestão das áreas atendidas, demostrando o valor que ações desta natureza, adaptadas ao Setor Sucroenergético, geram no resultado operacional das Indústrias. Os resultados foram alcançados por meio de um trabalho em conjunto entre Gestores, colaboradores e Consultores SENAI, dentre os quais destacam -se: Almoxarifado, na organização de setor piloto, melhoria contínua e de processo produtivo; agrícola, aumento da eficiência e diminuição do tempo de carregamento dos caminhões canavieiros e manutenção industrial, no desenvolvimento de procedimento operacional padrão (POP) para a família de bombas e válvulas.

Últimas notícias

  1. 8 motivos para apoiar o SESI e o SENAI

    Leia

  2. FIEMG certifica futuros engenheiros

    Leia

  3. Balanço de ações e perspectivas na pauta dos Conselhos Regionais SESI, SENAI e IEL

    Leia

  4. IEL realiza visita técnica ao polo de aço inox de Lambari

    Leia

  5. Programa Futuros Engenheiros qualifica novas turmas

    Leia

  6. Procompi realiza série de ações para o desenvolvimento das indústrias de Itajubá

    Leia

  7. Mais 55 estudantes da região se qualificam no Programa Futuros Engenheiros

    Leia

  8. FIEMG Competitiva realiza entrega de relatório em Espinosa

    Leia