Notícia

Empresas do setor de TI participam de workshop sobre “Marketing e Vendas”

Encontro é uma iniciativa do IEL, SINDINFOR e Sebrae no âmbito do Procompi

Empresas do setor de Tecnologia e Inovação da Região Metropolitana de Belo Horizonte, associadas ao Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (SINDINFOR), participaram de workshop sobre “Marketing e Vendas” na sede do Sistema FIEMG no dia 14/06.

A ação, destinada a 15 empresas, é uma realização do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/MG, SINDINFOR e Sebrae no âmbito do Procompi.

Para Gustavo Macena, superintendente do IEL/MG, o workshop de Marketing e Vendas, que iniciou o segundo bloco temático do Procompi, talvez seja o tema mais importante para as empresas aproveitarem e trabalharem nas consultorias individuais, porque, segundo ele, “nenhuma empresa sobrevive sem vender”. Além disso, Macena reforçou a importância do segmento de TI e de estarem preparados para o mercado porque é um setor transversal, que impactada diretamente outros segmentos.

O Procompi TI RMBH já está em andamento com esse grupo de empresas desde abril de 2019. Serão realizados quatro workshops em temas considerados chave: Comercial, Marketing, Gestão Empresarial e Inovação. As empresas já trabalharam o tema Excelência em Gestão Empresarial.

Neste encontro foram apresentados conceitos e informações sobre marketing e vendas. As consultorias individualizadas e presenciais acontecerão em junho e julho.

Felipe Alvim, consultor do Procompi, está acompanhando os participantes e afirma que as empresas já têm colocado em prática o que está aprendendo nas consultorias e o resultado já está aparecendo. “O objetivo das empresas é conseguir validar a sua proposta de valor e com isso conquistar cada vez novos mercado e mais clientes”, diz.

Segundo Taciane Baptista, Desenvolvimento de Negócios do SINDINFOR, a oportunidade de realização desses workshops junto ao Procompi proporciona para as empresas, principalmente as micro e pequenas, competitividade. Taciane ressalta a importância do associativismo para esse tipo de ação. “Quanto mais próxima a empresa está, conseguimos atuar de forma mais assertiva em cima dos insumos que ela apresenta”, afirma. “O SINDINFOR visa impulsionar os negócios digitais de Minas Gerais e de suas empresas. Por meio de capacitações, tornamos a empresa mais competitiva no estado e ela consegue atingir o objetivo que é continuar o desenvolvimento e fortalecimento do setor”, argumenta.

“As consultorias, cursos e workshops realizados auxiliam as empresas a pensarem no que realmente precisam”, conta Jefferson Santos, analista Técnico do Sebrae Minas.

Daniel Silveira, da WGC Sistemas, que desenvolve software voltado para o mercado de telecomunicações participou do workshop. “É importantíssimo buscar conhecimento. Ouvir o que está sendo feito, outras opiniões, e ter condições de, eventualmente avaliar e ver o que podemos tirar de melhor para nossa realidade”, diz.

O Procompi - Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria – CNI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae para  elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.

Por meio de projetos submetidos por federações estaduais de indústrias e unidades do Sebrae, grupos de empresas de pequeno porte do mesmo setor recebem capacitação e consultoria para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios.

SJJ_8601.JPG

 

Últimas notícias

  1. Moda em pauta no Sistema FIEMG

    Leia

  2. FIEMG Competitiva realiza workshop em parceria com SINDUSCOM Barbacena

    Leia

  3. Sindivestu oferece treinamento ‘Blindagem Empresarial Trabalhista’

    Leia

  4. Setor da construção recebe treinamento no sul de Minas

    Leia

  5. Mais 48 estudantes da região se qualificam no Programa Futuros Engenheiros

    Leia

  6. Aperfeiçoamento Profissional em Traçagem de Caldeiraria

    Leia

  7. Programa Futuros Engenheiros certifica estudantes em Ipatinga

    Leia

  8. Oportunidades para o setor do vinho são debatidas em reunião em Andradas

    Leia