Notícia

FIEMG Competitiva capacita indústrias da construção civil para certificação PBQP-H

Demanda foi apresentada pelo Sinducon-Poços e poderá ser ofertada para empresas de todo estado

O Programa FIEMG Competitiva, em parceria com o SENAI, oferece consultoria para empresas da construção civil que desejam obter a certificação para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). A capacitação pode ser feita por todas as empresas participantes da iniciativa e foi uma demanda apresentada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon) de Poços de Caldas, no sul de Minas.

“Temos soluções setoriais customizadas, como é o caso de construção civil. Diante da demanda levantada pelo Sinduscon Poços, com a necessidade de seus associados se prepararem para a certificação PBQP-H, estruturamos, em parceria com o SENAI, uma assessoria virtual pelo FIEMG Competitiva”, explica Alice Machado Campos e Souza, analista da Gerência de Projetos para a Indústria.

O PBQP-H é um instrumento do governo federal que tem como meta organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat. Desta maneira, são feitas avaliações da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.

“O objetivo da certificação é organizar a empresa em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. Pelo FIEMG Competitiva, a empresa consegue obter um diagnóstico que a permite saber exatamente qual a adequação necessária para que a empresa obtenha a certificação PBQP-H”, conta o analista de Desenvolvimento Sindical da FIEMG, Arilson Almada.

O programa FIEMG Competitiva é uma iniciativa do IEL com os sindicatos empresariais filiados, para o desenvolvimento de projetos focados no aumento da produtividade e competitividade da indústria, com base nas necessidades setoriais. Os conteúdos são oferecidos em formatos de aulas gravadas, aulas ao vivo e assessorias.

"Tivemos acesso ao FIEMG Competitiva pensando em atender uma demanda específica da nossa empresa relacionada a certificação. Ficamos bastante satisfeitos com o resultado que tivemos. A partir de agora já temos um direcionamento para agilizar a busca da certificação", afirma Marcos Eduardo Muniz Silva, da Muniz e Costa Construtora e Incorporadora LTDA, de Poços de Caldas.  

Quer saber mas sobre o FIEMG Competitiva? Clique aqui e entre em contato. 

Últimas notícias

  1. IEL e ITA firmam parceria e oferecem primeiro mestrado profissional em Computação Aeronáutica do Brasil

    Leia

  2. Um bate-papo entre a indústria e academia

    Leia

  3. IEL Mindset LAB contribui para aprimoramento profissional

    Leia

  4. Empresas participantes do FIEMG Competitiva marcam presença no Conexão AMIS

    Leia

  5. Preparação para o mercado internacional com oferta de black friday

    Leia

  6. FIEMG Lab anuncia 50 startups selecionadas para terceira jornada do programa de aceleração

    Leia

  7. Challenge FIEMG Lab, em parceria com gigantes da indústria mundial, atrai indtechs de todo o Brasil

    Leia

  8. XMobots, maior empresa de drones do BR e Latam, anuncia nova fábrica em Itajubá

    Leia