Notícia

FIEMG promove degustação de cervejas mineiras

Ação foi realizada em parceria com o Sindibebidas e UFMG

O Sistema FIEMG, em parceria com o Sindibebidas e a UFMG, promoveu um encontro para degustação de cervejas artesanais - dos tipos belgian blond ale e weiss - produzidas em Minas Gerais nesta segunda-feira, 03/12. A ação faz parte do FIEMG Competitiva, cujo foco é tornar as cadeias produtivas da indústria mineira mais dinâmicas.

O coordenador da Gerência de Projetos para a Indústria, Thadeu Neves, comentou que um dos focos principais do trabalho que vem sendo feito com as cervejarias mineiras é o de posicionamento mercadológico. “Um dos motes desse esforço que vem sendo feito é o de expressar a mineiridade, a identidade mineira e o estilo cervejeito do estado”, disse. Já a coordenadora do Sindibebidas, Tatiana Santos, ressaltou as ações do sindicato em função da união de forças das cervejarias artesanais de Minas Gerais.

Laboratório da Cerveja

O Laboratório da Cerveja, da UFMG, foi um dos destaques do encontro. O espaço que é ligado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal oferece suporte nas áreas técnica e científica a fabricantes de cervejas e artesanais, buscando garantir a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final.  

Uma das responsáveis pelo projeto, Beatriz Borelli, explicou que o laboratório é fruto de um trabalho de pesquisa da própria universidade e que a iniciativa ainda tende a oferecer novos serviços e habilitações relacionados ao mundo cervejeiro.

Um ponto abordado por ela é o cuidado do laboratório em sanar alguns principais problemas dos produtores de cerveja artesanal, que são a dificuldade de controle de qualidade, assim como a obtenção de leveduras para a produção.

“Temos um trabalho de avaliação físico-química da água que é muito rigoroso, uma vez que esse quesito apresenta vários problemas para os produtores e pode comprometer muito a produção, aliado à obtenção de novas leveduras, já que a dependência de linhagens  de leveduras importadas elevam muito o custo”, ressalta.

 

Últimas notícias

  1. 8 motivos para apoiar o SESI e o SENAI

    Leia

  2. FIEMG certifica futuros engenheiros

    Leia

  3. Balanço de ações e perspectivas na pauta dos Conselhos Regionais SESI, SENAI e IEL

    Leia

  4. IEL realiza visita técnica ao polo de aço inox de Lambari

    Leia

  5. Programa Futuros Engenheiros qualifica novas turmas

    Leia

  6. Procompi realiza série de ações para o desenvolvimento das indústrias de Itajubá

    Leia

  7. Mais 55 estudantes da região se qualificam no Programa Futuros Engenheiros

    Leia

  8. FIEMG Competitiva realiza entrega de relatório em Espinosa

    Leia