Notícia

FIEMG promove degustação de cervejas mineiras

Ação foi realizada em parceria com o Sindibebidas e UFMG

O Sistema FIEMG, em parceria com o Sindibebidas e a UFMG, promoveu um encontro para degustação de cervejas artesanais - dos tipos belgian blond ale e weiss - produzidas em Minas Gerais nesta segunda-feira, 03/12. A ação faz parte do FIEMG Competitiva, cujo foco é tornar as cadeias produtivas da indústria mineira mais dinâmicas.

O coordenador da Gerência de Projetos para a Indústria, Thadeu Neves, comentou que um dos focos principais do trabalho que vem sendo feito com as cervejarias mineiras é o de posicionamento mercadológico. “Um dos motes desse esforço que vem sendo feito é o de expressar a mineiridade, a identidade mineira e o estilo cervejeito do estado”, disse. Já a coordenadora do Sindibebidas, Tatiana Santos, ressaltou as ações do sindicato em função da união de forças das cervejarias artesanais de Minas Gerais.

Laboratório da Cerveja

O Laboratório da Cerveja, da UFMG, foi um dos destaques do encontro. O espaço que é ligado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal oferece suporte nas áreas técnica e científica a fabricantes de cervejas e artesanais, buscando garantir a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final.  

Uma das responsáveis pelo projeto, Beatriz Borelli, explicou que o laboratório é fruto de um trabalho de pesquisa da própria universidade e que a iniciativa ainda tende a oferecer novos serviços e habilitações relacionados ao mundo cervejeiro.

Um ponto abordado por ela é o cuidado do laboratório em sanar alguns principais problemas dos produtores de cerveja artesanal, que são a dificuldade de controle de qualidade, assim como a obtenção de leveduras para a produção.

“Temos um trabalho de avaliação físico-química da água que é muito rigoroso, uma vez que esse quesito apresenta vários problemas para os produtores e pode comprometer muito a produção, aliado à obtenção de novas leveduras, já que a dependência de linhagens  de leveduras importadas elevam muito o custo”, ressalta.

 

Últimas notícias

  1. Empresários do Norte de Minas conheceram as ações do projeto FIEMG Competitiva

    Leia

  2. FIEMG Regional Vale do Paranaíba recebe o PRAI

    Leia

  3. Setor sucroenergético mais competitivo

    Leia

  4. SINDIVESTU e SINDICALÇADOS promovem workshop de mídias sociais através do FIEMG Competitiva

    Leia

  5. Inscrições abertas para o Programa Futuros Engenheiros

    Leia

  6. Empresa do setor moveleiro de Uberlândia ganha produtividade com projeto do FIEMG Competitiva

    Leia

  7. Mais competitividade para as empresas de Taiobeiras

    Leia

  8. Nova mineração

    Leia