Notícia

IEL conclui 10ª turma do Programa Desenvolvimento de Conselheiros

Capacitação busca desenvolver a gestão eficaz e melhorar a governança de empresas e instituições mineiras

Anderson Rocha/ FIEMG

Com o objetivo de aprimorar a gestão eficaz dos conselheiros da FIEMG, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) concluiu a décima turma do curso de desenvolvimento desses profissionais neste mês. A cerimônia de encerramento da capacitação foi realizada, em formato híbrido, nesta terça-feira (21/12), na sede da Federação, no Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Devido à pandemia de Covid-19, os alunos acompanharam o evento em meio virtual. O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, compareceu à solenidade e lembrou a importância do curso para o estímulo à mudança do ambiente de negócios do estado.

"É fundamental realizarmos esse curso. Já estamos com quase 300 alunos formados. O objetivo, a responsabilidade de vocês, é mudar a governança nas empresas e instituições de Minas. O melhor do curso é a troca de experiência de alunos e mestres, alunos e alunos, isso é que faz toda a diferença deste curso", declarou Roscoe.

"Eu sempre falo com os estudantes: vocês saem com a obrigação de serem evangelistas deste curso, daquilo que viram no curso", completou o superintendente regional do IEL, Gustavo Macena, que também agradeceu a importância do corpo docente (veja abaixo) da capacitação.

O professor da disciplina Estratégias de Negociação e Gestão de Conflitos, Adão Ladeira, falou em nome do grupo de mestres. "Foi enriquecedor conviver com vocês. Experimentamos muitas práticas. Temos um grande desafio pela frente. Como conselheiros, manifestando nossas posições, ensinando, alertando sobre o que deve ser feito em cada momento. Nosso dever é colocar à disposição das organizações e pessoas toda a nossa sabedoria, capacidade de discernimento e uma providencial prudência", pontuou.

Participantes

A décima turma do Programa Desenvolvimento de Conselheiros foi composta por 25 alunos. O conselheiro e CEO da Cordejal Consultoria & Treinamento, Nelson Cordeiro, relatou como foi a experiência. "Fazer esse curso foi uma das melhores escolhas profissionais da minha vida, que não é muito curta. Foi uma honra muito grande trabalhar, participar, discutir, conversar e aprender com todos vocês, professores e alunos. A riqueza e diversidade de informações foi muito grande", disse.

"É uma grande satisfação ter estado nesta turma 10. Agradeço a todos os participantes, no qual eu aprendi muito, e, em especial, aos professores, que não mediram esforços para produzir as melhores aulas possíveis. Passaram um conteúdo rico para nós", afirmou Carlos Augusto Lopes, diretor-superintendente da indústria de móveis Lopas, e delegado do INTERSIND.

Rejaine Almeida, gerente de Educação Executiva do Ambiente de Negócios do IEL, e conselheira do Conselho de Educação da FIEMG, foi uma das alunas da turma 10. "Eu, como participante do programa, posso reconhecer a qualidade dos nossos corpos docente e discente. Hoje nós fazemos parte de uma comunidade de quase 300 conselheiros. Nós queremos crescer essa comunidade cada dia mais porque nós também somos responsáveis pelo futuro da indústria e da nossa sociedade", opinou.

Programa Desenvolvimento de Conselheiros

O Programa Desenvolvimento de Conselheiros, executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), tem como objetivo promover a discussão sobre a efetividade do papel dos conselheiros, aprimorando a prática da gestão eficaz, baseada nos princípios da transparência, equidade e responsabilidade corporativa.

O corpo docente é composto pelos professores: Adão Ladeira, da disciplina Estratégias de Negociação e Gestão de Conflitos; Elton Mattos (Governança Corporativa); Luís Lobão (Inovação e Transformação Digital); Marco Antônio Pires (Estratégia e Monitoramento de Desempenho); Mário Campos (Relações Institucionais E Governamentais); Pedro Paulo Rodrigues (Legislação Societária); Ricardo Salera (Finanças); e Rodolfo Viana (Gestão de Riscos e Compliance).

Últimas notícias

  1. O futuro da indústria está nas salas de aulas

    Leia

  2. Inovação e tecnologia nas indústrias

    Leia

  3. FIEMG Competitiva e Sinduscarne oferecem duas capacitações on-line

    Leia

  4. Minas Trend leva novos segmentos para o salão de negócios

    Leia

  5. Pequena empresa conta com assessoria da FIEMG para obter certificação internacional

    Leia

  6. IEL seleciona estagiários para o Sebrae Minas

    Leia

  7. Gerdau e FIEMG Lab lançam desafios tecnológicos do programa de inovação aberta

    Leia

  8. Participe da "Iniciativa Chile"

    Leia