Notícia

IEL participa do programa ENG200

Especialistas da FIEMG propõe desafios ambientais para alunos do programa da Escola de Engenharia da UFMG

Especialistas de áreas técnicas da FIEMG participaram nesta segunda-feira, dia 19/10, da Banca Avaliadora do Pitch Final do Programa ENG200, da Escola de Engenharia da UFMG.

Participaram mais de 400 alunos do 1º período de oito cursos diferentes de Engenharia que cursam a disciplina "Desafio de Introdução à Engenharia" e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MG) foi convidado para apoiar a equipe gestora do programa na condução e resolução dos desafios, disponibilizando especialistas da FIEMG para orientar no desenvolvimento da disciplina. Os temas do Pitch Final foram: Gestão de resíduos para geração de energia; Mobilidade urbana; Melhorias no sistema de saneamento para evitar enchentes; Aplicativo de otimização do transporte coletivo e Drenagem da água da chuva.

Para Gustavo Macena, superintendente do IEL-MG, a engenharia pode transformar o futuro do Brasil. "Nós cremos que, programas como este, vão trazer o verdadeiro desenvolvimento para o país e Minas Gerais, e principalmente, fortalecer a relação escola e indústria", diz.

Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG, afirma que foram apresentadas soluções no ENG200 que visam minimizar os impactos ambientais causados pelos processos produtivos.

ENG200

A Direção da Escola de Engenharia da UFMG, desde 2011, tem analisado a sua realidade e se questionado a respeito da formação ideal de seus alunos. Com o intuito de prover um ensino de excelência e condizente com os desafios do novo século, a Direção criou o Programa ENG200, que visa melhorias que permitam o desenvolvimento profissional e pessoal ainda maior dos alunos que passam por ela.

O ENG200 intenciona realizar diversas ações que buscam avanços curriculares, estruturais e também sociais, para fazer da formação em engenharia uma experiência cada vez mais prazerosa e sintonizada com o cotidiano.

Últimas notícias

  1. IEL e ITA firmam parceria e oferecem primeiro mestrado profissional em Computação Aeronáutica do Brasil

    Leia

  2. Um bate-papo entre a indústria e academia

    Leia

  3. IEL Mindset LAB contribui para aprimoramento profissional

    Leia

  4. Empresas participantes do FIEMG Competitiva marcam presença no Conexão AMIS

    Leia

  5. Preparação para o mercado internacional com oferta de black friday

    Leia

  6. FIEMG Lab anuncia 50 startups selecionadas para terceira jornada do programa de aceleração

    Leia

  7. Challenge FIEMG Lab, em parceria com gigantes da indústria mundial, atrai indtechs de todo o Brasil

    Leia

  8. XMobots, maior empresa de drones do BR e Latam, anuncia nova fábrica em Itajubá

    Leia