Notícia

PCIR é destaque no Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação

IEL apresenta artigos sobre competitividade, em Uberlândia

O Sistema FIEMG participa do III Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI), de 18 a 20/09, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a apresentação de dois artigos acadêmicos escritos por profissionais do  Instituto Euvaldo Lodi (IEL). "Não é possível fazer política sem teoria. É muito importante acompanhar os desenvolvimentos teóricos. E existem muitos fenômenos práticos que ainda não estão teorizadas. Nesse sentido o que o IEL trouxe contribuiu muito para a conferência", diz a professora do CEDEPLAR, Márcia Rapini. 

Alan Senra Cheib, economista e analista de projetos da FIEMG, desenvolveu um modelo de interação Universidade-Indústria. "Da Grama a Tonelada - Uma proposta de arranjo institucional para fomentar a transferência tecnológica no estado de Minas Gerais, Brasil" é o nome da tese de mestrado de Cheib, que está sendo testada por meio de uma ação piloto com indústrias filiadas ao Sindicato da Indústria da Mecânica - SINDMEC e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico - SIVELS. "A participação do IEL no ENEI fez um contraponto prático aos trabalhos teóricos que foi muito interessante para o evento. Após esses três dias de trocas de experiências muitas pessoas passaram a saber o que é, e o que faz o IEL. O encontro foi muito rico e produtivo", destacou.

O outro artigo, intitulado “Programa de Competitividade Industrial Regional: das Consultorias Lean aos Desafios da Indústria 4.0”, discute a atuação histórica do IEL com os APLs, que explica o embasamento técnico que fundamentou a criação do Projeto de Competitividade Industrial Regional (PCIR) e apresenta os resultados gerados para o setor sucroalcooleiro na região do Triângulo Mineiro.

O ENEI é realizado pela Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN) e tem como objetivo a apresentação e discussão de trabalhos científicos submetidos à avaliação e aprovados pelo Comitê Científico e de expor ao debate experiências profissionais e resultados de estudos de pesquisadores. Os trabalhos são apreciados por outros pesquisadores e contam com a participação de 15 estados.

Confira AQUI a programação do ENEI.

 

Últimas notícias

  1. Presidente da FIEMG conhece estrutura da AngloGold Ashanti em Sabará

    Leia

  2. 7 Vantagens Competitivas da Atividade de Exportação

    Leia

  3. SINDVEL e Apex-Brasil realizam Pavilhão Brasil na NAB Show 2019

    Leia

  4. Mais competitividade para as empresas de aço inox de Lambari

    Leia

  5. Adequação ambiental e obrigações legais na pauta do SINDIREPA-MG

    Leia

  6. IEL realiza treinamento do projeto Procompi em Santa Rita do Sapucaí

    Leia

  7. Abril Verde: saúde e segurança em pauta na indústria

    Leia

  8. Museu de Artes e Ofícios recebe reunião do Conselho Regional SESI SENAI e IEL

    Leia