Detalhe

PCIR é destaque no Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação

IEL apresenta artigos sobre competitividade, em Uberlândia

O Sistema FIEMG participa do III Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI), de 18 a 20/09, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a apresentação de dois artigos acadêmicos escritos por profissionais do  Instituto Euvaldo Lodi (IEL). "Não é possível fazer política sem teoria. É muito importante acompanhar os desenvolvimentos teóricos. E existem muitos fenômenos práticos que ainda não estão teorizadas. Nesse sentido o que o IEL trouxe contribuiu muito para a conferência", diz a professora do CEDEPLAR, Márcia Rapini. 

Alan Senra Cheib, economista e analista de projetos da FIEMG, desenvolveu um modelo de interação Universidade-Indústria. "Da Grama a Tonelada - Uma proposta de arranjo institucional para fomentar a transferência tecnológica no estado de Minas Gerais, Brasil" é o nome da tese de mestrado de Cheib, que está sendo testada por meio de uma ação piloto com indústrias filiadas ao Sindicato da Indústria da Mecânica - SINDMEC e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico - SIVELS. "A participação do IEL no ENEI fez um contraponto prático aos trabalhos teóricos que foi muito interessante para o evento. Após esses três dias de trocas de experiências muitas pessoas passaram a saber o que é, e o que faz o IEL. O encontro foi muito rico e produtivo", destacou.

O outro artigo, intitulado “Programa de Competitividade Industrial Regional: das Consultorias Lean aos Desafios da Indústria 4.0”, discute a atuação histórica do IEL com os APLs, que explica o embasamento técnico que fundamentou a criação do Projeto de Competitividade Industrial Regional (PCIR) e apresenta os resultados gerados para o setor sucroalcooleiro na região do Triângulo Mineiro.

O ENEI é realizado pela Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN) e tem como objetivo a apresentação e discussão de trabalhos científicos submetidos à avaliação e aprovados pelo Comitê Científico e de expor ao debate experiências profissionais e resultados de estudos de pesquisadores. Os trabalhos são apreciados por outros pesquisadores e contam com a participação de 15 estados.

Confira AQUI a programação do ENEI.

 

Últimas notícias

  1. Empresas de Uberaba recebem capacitação em modelagem

    Leia

  2. FIEMG recebe representantes de consulados estrangeiros e câmaras de comércio internacional

    Leia

  3. FIEMG reforça defesa dos interesses na concessão ferroviária

    Leia

  4. Sistema FIEMG promove Projeto Forte ENEL

    Leia

  5. Empresas do setor de alimentos do Pontal do Triângulo terão consultoria de Lean Manufacturing

    Leia

  6. Para se tornar um profissional melhor

    Leia

  7. Belo Horizonte recebe pela primeira vez o Oktoberfest

    Leia

  8. Para se tornar um profissional melhor

    Leia