Notícia

Programa de Desenvolvimento de Conselheiros forma 6ª turma e tem a palavra do ministro do Desenvolvimento Regional

Formatura do Programa Desenvolvimento de Conselheiros da FIEMG tem a participação, via vídeo, de Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional

Os participantes da 6ª  edição do Programa Desenvolvimento de Conselheiros da FIEMG foram surpreendidos, no dia 17/12, por uma mensagem de vídeo, oriunda de Porto Seguro (BA). Na chamada, Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, em companhia de Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, os felicitando pelo término do curso. “Parabéns a todos pela formatura e também a Minas Gerais ter um representante empenhado na melhoria do ambiente de negócios do país”, disse Marinho, se referindo ao presidente da Federação mineira.   

Roscoe, que estava em Porto Seguro acompanhando assinatura de duas Medidas Provisórias que apoiam o setor produtivo, reforçou em sua mensagem aos formandos, a importância de se preparem para o futuro. “Parabéns a todos. Que vocês possam aplicar todo esse aprendizado em suas empresas, na FIEMG, e no crescimento do setor produtivo de nosso estado”, afirmou o líder empresarial.   

 Iniciado em 2019, o Programa Desenvolvimento de Conselheiros da FIEMG, já formou 131  participantes. A realização é do IEL e tem o objetivo de promover discussão sobre a efetividade do papel dos conselheiros, aprimorando a prática da gestão eficaz, baseada nos princípios da transparência, equidade e responsabilidade corporativa.   

 A formatura on-line, realizada no dia 17/12, foi a 6ª turma, composta por 32 participantes, entre presidentes de sindicatos, de Regionais FIEMG, conselheiros da FIEMG e executivos de diversas empresas.   

 “Quero apenas agradecer à quem trabalha nos bastidores, nas áreas de vídeos, de áudio, dentre outras, que tornaram possível que o programa fosse realizado. Sem eles, em um momento de distanciamento social, não seria possível”, afirmou Carlos Pessoa, professor coordenador do programa. “Agradeço também a toda a equipe do IEL e os professores. O sucesso da capacitação está relacionado, diretamente, ao zelo de cada um de vocês”, ressaltou.    

Elton Mattos,  professor de Governança Corporativa, representou os demais docentes e afirmou que, ter  essetipo de formação voltada para atuais e futuros gestores, é uma grande conquista. “Pode parecer que ser um conselheiro é a continuidade natural de uma carreira de executivo, mas não é. O papel de conselheiro é único, estratégico e que requer competências específicas”, alertou, pontuando, que o trabalho com a 5ª turma foi uma “bela jornada”.  

 Ricardo Martins, presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (SICETEL) e da Associação Brasileira da Indústria Processadora de Aço (ABIMETAL), foi orador da turma. “É uma honra representar os colegas desta excelente iniciativa”, afirmou o sócio administrador da empresa Grampofix Indústria e Comércio. Segundo Martins, que foi membro da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), a iniciativa mineira é única e exemplo para as demais federações do país. “O programa é fruto da visão de futuro e do dinamismo que Flávio Roscoe tem. Assim como o bater de asas de uma borboleta pode influenciar o curso natural das coisas em outra parte do mundo, as ações da FIEMG irão impactar o ambiente de negócios e setor produtivo de todo o país”, salientou citando a Teoria do Caos, cunhada por Edward Lorenz em 1963. 

 Os certificados de participação, tanto dos docentes quanto dos  participantes, foram entregues, simbolicamente, por Gustavo Macena, superintendente do IEL MG. “Sermos excelentes é uma maneira de honrar o programa e seus participantes”, ponderou Macena, lembrando que o programa debate temas específicos referentes às finanças, legislação, governança corporativa, entre outros. 

02.jpeg

Últimas notícias

  1. A hora da indústria é agora

    Leia

  2. A hora é agora! 2021 é o ano do seu emprego na indústria

    Leia

  3. Presidente do SIAMG é destaque em lista de personalidades da revista Mercado Comum

    Leia

  4. FIEMG Competitiva On-line capacita empresas sobre LGPD

    Leia

  5. Pesquisa vai apontar tendências do mercado imobiliário

    Leia

  6. Indústria mineira mostra resiliência e contribui para minimizar impactos econômicos provocados pela Covid-19

    Leia

  7. IEL conecta os melhores talentos à indústria mineira

    Leia

  8. Minas 300 anos: Produzindo desenvolvimento e construindo o futuro

    Leia