Notícia

Reciclagem de óleo vegetal, o meio ambiente agradece!

Programa de Economia Circular: Reciclagem do óleo vegetal usado das Padarias está com as inscrições abertas

Preservar o meio ambiente e aumentar a lucratividade das empresas. Essas são as possibilidades que as padarias associadas ao Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos de Minas Gerais (AMIPÃO) têm se aderirem ao Programa de Economia Circular: Reciclagem do óleo vegetal usado das Padarias. A adesão pode ser feita por meio do número (31) 3282-7559.

Voltado apenas para as empresas associadas ao sindicato, o programa funcionará por meio da coletagem de óleo utilizado pelas padarias. A empresa Óleo Verde pagará pelo litro o valor de R$ 0,60, ou trocará por produtos de limpeza. A coleta será feita por meio de uma bombana que ficará instalada na padaria e o material será recolhido pela compradora. “É a possibilidade das padarias contratarem uma empresa para dar a destinação ambientalmente adequada do óleo e da gordura gerada no processo deles, evitando o lançamento desse resíduo na rede pública, que contamina o solo e a água”, comenta Rodolpho Cavanelas Mares, proprietário da Óleo Verde.

“O descarte inadequado de óleos vegetais provoca uma série de impactos ao meio ambiente. Quando descartados em ralos ou pias, causa entupimento das instalações hidráulicas e sanitárias, podendo causar o rompimento das tubulações. Outro problema resultante é que esse óleo usado torna o solo impermeável e, quando ocorrem as chuvas, contribui para o surgimento de enchentes ”, destaca Guilherme da Mata Zanforlin, analista ambiental da FIEMG.

“Com o Programa de Economia Circular: Reciclagem do óleo vegetal usado das Padarias, iremos apoiar e incentivar o descarte ambientalmente correto desse óleo”, ressalta Ana Carolina Possas, analista responsável pelo projeto. O resíduo sólido será enviado para compostagem e o óleo e a gordura servirão para a fabricação de biodiesel em usinas em SP e asfalto em uma empresa da RMBH.

A ação é uma iniciativa do Programa FIEMG Competitiva, em parceria com a gerência de Meio Ambiente da Federação e a empresa Óleo Verde. “A parceria com a FIEMG Competitiva é um incentivo para o estimulo do recolhimento correto e ecológico do óleo vegetal das padarias”, afirma Winicius Segantine Dantas, presidente da AMIPÃO. “Para o segmento, o programa é muito importante, pois, além da consciência ecológica e da perspectiva da bonificação, o panificador pode estabelecer um ponto de recolhimento de toda a comunidade em seu estabelecimento”, ressalta o empresário, lembrando que isso poderá aumentar a visibilidade da padaria junto à clientela, tanto no aspecto de responsabilidade ecológica, quanto de atração de novos clientes.

Últimas notícias

  1. A FIEMG está no Telegram

    Leia

  2. FIEMG Competitiva On-line realiza capacitação sobre a LGPD

    Leia

  3. IEL participa do programa ENG200

    Leia

  4. Programa Desenvolvimento de Conselheiros da FIEMG finaliza 5ª turma

    Leia

  5. Aprenda a magia das vendas de alimentos, bebidas, panificação e sorvete

    Leia

  6. Aperam abre inscrições para Programa de Estágio 2021

    Leia

  7. FIEMG Lab e Fiat Chrysler Automóveis (FCA) lançam programa de desafios de inovação aberta

    Leia

  8. LGPD sem requisitos técnicos em TI? Aqui tem

    Leia