Notícia

Anglo American Challenge FIEMG Lab recebe inscrições para 2ª edição

Participação no programa inclui benefícios para as startups. Saiba mais a respeito aqui

O FIEMG Lab

O FIEMG Lab, hub de inovação aberta entre startups indtechs e indústrias do Brasil, tem o propósito de acelerar o futuro da indústria para o aumento da competitividade. Por meio da inovação aberta com startups, o FIEMG Lab possibilita o desenvolvimento econômico no ecossistema de inovação para empreendedores e indústrias.

O hub é uma iniciativa pioneira do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no âmbito da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Juntos, acreditam na relação impactante entre startups e indústrias como agentes para a construção de uma nova economia, próspera e abundante.

 

Challenge FIEMG Lab

O Challenge FIEMG Lab é o programa de desafios de inovação aberta, realizado pelo FIEMG Lab em parceria com indústrias e que proporciona oportunidades de negócios e desenvolvimento para startups e spin-offs de todo o Brasil. O programa já lançou mais de 20 desafios no mercado e engloba as fases de compreensão, identificação, conexão e, por fim, aplicação de novas soluções e tecnologias aderentes aos desafios propostos.

 

Anglo American Challenge FIEMG Lab

A Anglo American, empresa líder global de mineração diversificada e uma das Indústrias do Futuro do FIEMG Lab, está lançando, em parceria com o hub, a segunda edição do Anglo American Challenge FIEMG Lab.

 

A participação no programa engloba benefícios para as startups, como: Contratação para realização da POC, caso a startup avance nas etapas do programa; expansão da solução da startup, uma vez validado o teste e colaboração e aprendizado em conjunto com a equipe do FIEMG Lab e o time técnico da Anglo American.

 

Clique aqui e se inscreva agora.

 

A iniciativa busca por startups e/ou spin offs que possam solucionar os dois desafios descritos a seguir:

 

  • Análise da Concentração de Amina em Tempo Real. A amina é o principal reagente no processo de separação do ferro e sílica, sendo um insumo de alto custo e que possui várias propriedades químicas e físicas que podem ser exploradas. Espera-se com esse desafio encontrar soluções de análise automatizada e em tempo real da concentração de amina em solução;

 

  • Aprimoramento do Diagnóstico das Pulsações no Mineroduto. O mineroduto que liga Conceição do Mato Dentro (MG) até a cidade de São João da Barra (RJ) é considerado o maior do mundo, com o total de 529 quilômetros de extensão, e, devido à sua extensão, são utilizadas bombas de deslocamento positivo. A variação de pressão nas bombas produz pulsações que precisam ser observadas e controladas, para garantir a integridade do mineroduto.  O objetivo do desafio é correlacionar, em tempo real, os dados de pulsação com outros parâmetros do mineroduto, que são coletados pelos sensores já instalados, identificando e notificando possíveis alterações nos níveis de pulsação do mineroduto, assim como suas causas.

 

Clique neste link e saiba mais sobre o programa. As inscrições vão até o dia 6 de junho.

 

Participe também do webinar do Anglo American Challenge FIEMG Lab, no dia 24/05, às 14h, pelo canal do FIEMG Lab no Youtube. O webinar contará com a participação dos especialistas da Anglo American para apresentar os desafios, alinhar os ganhos esperados e tirar dúvidas ao vivo.

 

Confira alguns depoimentos:

“O nosso propósito é reimaginar a mineração, para melhorar a vida das pessoas. E com as pessoas no coração dos nossos negócios, nós utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias, para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos de forma segura, responsável e sustentável. E é por isso que estamos lançando o Anglo American Challenge FIEMG Lab. É um programa de inovação aberta que busca novas soluções e tecnologias para dois desafios da nossa empresa.”

- Anita Marques - Coordenadora de Inovação na Anglo American

 

“A participação no programa foi muito interessante, pela agilidade, praticidade de todo o processo de apresentação do problema e a clareza dos objetivos a serem alcançados. O sucesso que nós obtivemos permitiu a expansão para novas etapas de desenvolvimento e aplicações industriais para soluções desenvolvidas.”

- Cassio Thomé de Faria - CEO Thomé LTDA, startup participante de edição anterior do Anglo American Challenge

 

 

Últimas notícias

  1. Analista do IEL fala sobre foco, persistência e atitude para a realização de objetivos

    Leia

  2. FIEMG e IEL vão apresentar Tecnologia em Gestão de Segurança contra Incêndio

    Leia

  3. P7 Criativo recebe a mostra Modernos e Eternos

    Leia

  4. FIEMG intensifica ações de reforço à qualidade do ensino em Minas Gerais

    Leia

  5. FIEMG Competitiva realiza curso sobre ESG

    Leia

  6. Empresários conhecem tendências da indústria de sorvetes

    Leia

  7. Compliance e ESG como fatores de competitividade nos negócios

    Leia

  8. Federação mineira busca fornecedores

    Leia