Notícia

SINALSUL realiza Treinamento de Rotulagem Geral de Alimentos

Ação foi realizada em parceria com o IEL, por meio do FIEMG Competitiva, e FIEMG Regional Sul

O SINALSUL (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação, Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias do Sul de Minas) em parceria com a Gerência de Projetos do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e a FIEMG Regional Sul, realizou no dia 08/08, através do Programa FIEMG Competitiva, o Treinamento de Rotulagem Geral de Alimentos, que teve como objetivo qualificar as empresas sobre práticas na aplicação das novas normas e legislações ligadas a esse setor.

Para o residente do SINALSUL, Amadeus Antônio de Souza, "esse treinamento fornece as coordenadas de acordo com o que a ANVISA exige referente à rotulagem de alimentos. Nós, juntamente com a FIEMG, estamos acompanhando de perto as questões dessa legislação que provavelmente terá grandes alterações para o próximo ano. Hoje saímos na frente, qualificando as empresas participantes desse curso para as novas exigências de rotulagem de acordo com as normas da vigilância,” conclui.

O treinamento contextualizou o amparo legal e as normas de rotulagem exigidas pela ANVISA pautando itens como RDC 259/2002 e IN 22/2005, RDC 359 e 360/2003 + RDC 163/2006, RDC 26/2015 - Alergias alimentares, Lei 10.674/2003 – Glúten, RDC 135 e 136 de 2017 (Lactose), Projeto de Lei 2313 de 2019, ANVISA - Relatório preliminar de Análise de Impacto Regulatório (AIR), Decreto 9.902 de julho de 2019 e Instrução Normativa 54 de 2001.

“Hoje tivemos a oportunidade de abordar as normas e diretrizes que norteiam a estruturação do rótulo de um alimento, desde a parte das informações obrigatórias até as nutricionais, e quais serão as possíveis mudanças que ocorrerão daqui pra frente, as quais já estão em tramitação no governo juntamente com a ANVISA”, pontuou o instrutor do SENAI, Flávio Rodrigues Domingues.

O curso realizado faz parte do planejamento do Programa FIEMG Competitiva para o setor de alimentos no Sul de Minas e teve como público-alvo indústrias do setor alimentício, profissionais das áreas de qualidade e fiscais de indústrias alimentícias. Ao todo foram 45 participantes de vários seguimentos do setor.

Antes do curso, os participantes puderam saborear um café da manhã com produtos patrocinados pela empresa Trevo Lácteos, de Sete Lagoas. A Trevo Lácteos, uma das maiores indústrias de laticínios de Minas Gerais, com mais de dez anos no mercado, é especializada na produção de iogurtes, bebidas lácteas, manteiga, requeijões e petit suisse.

Rotulagem de Alimentos

Como desdobramento do treinamento, o SINALSUL está oferecendo para seus associados pelo programa FIEMG Competitiva uma oportunidade para as empresas colocarem em prática o conteúdo apresentado e ter uma assessoria personalizada para os seus rótulos. Serão realizadas consultorias individuais para cinco indústrias com o intuito de avaliar, adequar e formatar até três rótulos de cada empresa. O consultor especializado fará visitas in loco e irá orientá-los quanto às exigências e conformidade da embalagem. O valor da consultoria é parcialmente subsidiado pelo FIEMG Competitiva, e as empresas interessadas devem entrar em contato diretamente com o SINASUL pelo e-mail sindicatosinalsul@uol.com.br ou telefone (035) 3423-0483. Não perca essa oportunidade, inscrições até o dia 16 de agosto!

Últimas notícias

  1. A FIEMG está no Telegram

    Leia

  2. FIEMG Competitiva On-line realiza capacitação sobre a LGPD

    Leia

  3. IEL participa do programa ENG200

    Leia

  4. Programa Desenvolvimento de Conselheiros da FIEMG finaliza 5ª turma

    Leia

  5. Aprenda a magia das vendas de alimentos, bebidas, panificação e sorvete

    Leia

  6. Aperam abre inscrições para Programa de Estágio 2021

    Leia

  7. FIEMG Lab e Fiat Chrysler Automóveis (FCA) lançam programa de desafios de inovação aberta

    Leia

  8. LGPD sem requisitos técnicos em TI? Aqui tem

    Leia