Notícia

Sindicatos da Zona da Mata firmam parceria com o Programa FIEMG Competitiva

Iniciativa é voltada para aumentar a competitividade das indústrias por meio de projetos coletivos

Uma equipe técnica da Gerência de Projetos para a Indústria (GPI) da FIEMG/IEL esteve nas cidades de Juiz de Fora, São João Nepomuceno e Cataguases entre os dias 30/01 a 01/02 para a realização de reuniões de sensibilização com presidentes e coordenadores dos Sindicatos da Zona da Mata. O objetivo dos encontros foi a apresentação do Programa FIEMG Competitiva (antigo PCIR - Programa de Competitividade Industrial Regional) e seu Regulamento de Participação, além da assinatura do Termo de Parceria, para os que tivessem interesse. 

As reuniões foram promovidas com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (SINDUSCON-JF); Sindicato das Indústrias de Energia Elétrica e Empresas Prestadoras de Serviço Privado no Setor de Energia Elétrica (SIEEL); Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Juiz de Fora (SINFITECE); Sindicato das Indústrias de Meias de Juiz de Fora (SINDIMEIAS-JF); Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Juiz de Fora (SINDIMETAL-JF); Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Móveis e Rochas de Juiz de Fora (SIM-JF); Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (SINDIVEST-JF); Sindicato das Indústrias do Vestuário de São João Nepomuceno (SINDIVEST-SJN) e Sindicato das Indústrias da Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (SINDIPAN-JF). A reunião com o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF) aconteceu em Belo Horizonte, no dia 25/01. 

A equipe da Gerência de Projetos para a Indústria que participou dos encontros foi formada pelo gerente Cristiano Lamego; pelo coordenador Thadeu Chaves; e pela analista de projetos Alice Machado. Segundo eles, o PCIR evoluiu e agora se chama FIEMG Competitiva. Um programa mais abrangente, mais inovador, voltado para aumentar a competitividade das indústrias. É a soma da força da indústria e da representação sindical, potencializadas com atuação coletiva. “O objetivo do FIEMG Competitiva é aumentar a competitividade das Indústrias associadas por meio de projetos coletivos em parceria com os Sindicatos Patronais filiados à FIEMG”, afirma Alice Machado. 

Durante as reuniões, foram apresentadas aos representantes dos Sindicatos todas as etapas do Programa, regras de participação e responsabilidades. A assinatura do Termo de Parceria formaliza o interesse do Sindicato em ser contemplado pelo FIEMG Competitiva. Em seguida, a equipe da GPI, juntamente com os Sindicatos, elaboram o planejamento de ações de desenvolvimento para 2019. Até o momento, nove Sindicatos da Zona da Mata assinaram o documento. 

Para o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do SINDUSCON-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, trata-se de uma grande oportunidade de desenvolvimento para a indústria. “São muitos os benefícios em prol da competitividade dos setores envolvidos, com o planejamento específico de ações voltadas para o crescimento da cadeia produtiva”, destaca. Já o vice-presidente do Sistema FIEMG e presidente do SINDIMEIAS-JF e do Centro Industrial de Juiz de Fora, Tadeu Monteiro, ressalta que o Programa é de extrema importância e abrangência. “Além de propor projetos e consultorias com foco na melhoria da gestão e ganhos de produtividade das indústrias, ele valoriza o papel do Sindicato Patronal, incentivando o associativismo e a sinergia entre empresas, empresários, técnicos e lideranças empresariais”, afirma. 

Programa FIEMG Competitiva 

O FIEMG Competitiva possui benefícios tanto para os Sindicatos quanto para as indústrias, tais como:

  • Aumento de associados e geração de receita;
  • Subsídio financeiro de até 90% do custo das ações;
  • Transversalidade: abrangência de todos os conhecimentos e serviços relacionados ao tema;
  • Customização de acordo com as demandas específicas do setor industrial e do grupo de indústrias participantes;
  • Encadeamento produtivo: identificação de oportunidades de negócios com indústrias do mesmo setor ou de outros segmentos;
  • Interação: aprendizado e troca de experiências com outros Sindicatos e indústrias.

Galeria

Últimas notícias

  1. IEL promove capacitação para conselheiros

    Leia

  2. Abertas as inscrições para o programa de estágio da Aperam BioEnergia

    Leia

  3. Liderança para chão de fábrica é tema de capacitação em Valadares

    Leia

  4. Mais oportunidades de negócios para as indústrias de Vargem Grande

    Leia

  5. FIEMG completa 86 anos de atuação

    Leia

  6. Mais de trinta sindicatos já aderiram ao FIEMG Competitiva

    Leia

  7. Grandes indústrias se unem à FIEMG para promover inovação aberta com startups

    Leia

  8. Projeto Pão de Malte entra na fase final

    Leia