Notícia

Um bate-papo entre a indústria e academia

Setor produtivo, universidade e estudantes trocam reflexões sobre gestão financeira na crise

Gestão Financeira na crise: Insights para manter o controle da empresa foi o tema da primeira live da série de bate-papos sobre o mundo do trabalho do projeto Talks – Indústria e Academia. Realizada no dia 25/11, com transmissão pelo canal oficial do da FIEMG no YouTube, teve como convidados Thiago Roldão, CFO da Porto Sudeste e Mineração Morro do Ipê, Julia Basílio, aluna do curso de Administração da UNA, e Ricardo Salera, superintendente de Finanças e Controle da Federação mineira.  

“Como fazer a gestão financeira no contexto da crise causada pela Covid-19?”, questionou Fernanda Jupetipe, doutora e mestra em Controladoria e Contabilidade pela USP e professora-adjunta da UNA, que atuou como mediadora da live.  

Em busca de respostas para essa pergunta, os debatedores formularam reflexões sobre o momento atual e a rotina das empresas. Para Roldão a crise apenas acentuou mudanças que já estavam em curso, como a inovação tecnológica, mobilidade do trabalho e a importância da melhoria de processos. “Alguns setores foram impactados de maneira negativa, mas outros, cresceram, como e-commerce e as commodity”, afirmou o CFO, reforçando que a crise fez com que os empreendimentos percebessem a importância da gestão de riscos, de sistemas funcionais e seguros, da conectividade e de processos bem definidos.  

 Salera, comentou que o processo de digitalização, que as empresas estavam executando, precisou ser acelerado. “As mudanças ocorreram em um curto espaço de tempo”, comentou. Segundo ele, a adaptação dos profissionais ao home oficce foi rápida, mas houve perda da interação que acontece no dia a dia, como a pausa para cafezinhos. “São nesses momentos que nascem os insights”, ressaltou.

O superintendente de Finanças e Controle da FIEMG também pontuou que são em momentos de crise que as empresas percebem a importância de uma gestão de caixa bem controlada. “Isso fará com que passem por períodos de estrangulamento de caixa com calma, podendo negociar com os bancos, verificar as alterações nas legislações e saber onde estão os melhores recursos disponíveis”, afirmou.

A estudante Júlia Basílio, que faz Administração da UNA, ponderou que é uma oportunidade estar trabalhando e estudando durante um período de crise. “A nossa geração nunca passou por um momento como este. Estar estudando e trabalhando faz com que ocorra um desenvolvimento mais completo”.  

Talks: Indústria e Academia – O projeto é uma parceria entre a FIEMG e o Centro Universitário (UNA), que foi criado, neste ano, com o intuito de promover a aproximação e interação entre o setor produtivo e a academia. O Talks: Indústria e Academia é uma das ações do programa Indústria Jovem, que tem o objetivo de promover novas soluções para produtos e serviços, estágio avançado em todos os segmentos industriais, formação de mão de obra especializada para atender a indústria, e o maior aproveitamento das estruturas educacionais das entidades. “Buscamos ampliar a empregabilidade, competitividade e inovação em Minas Gerais. A ideia é promover a educação na prática, fazendo com que os estudantes se aproximem e experiencie o mercado de trabalho”, explicou Paula Parreiras, analista de Marketing da FIEMG.

Perdeu a live? Não se preocupe, ela está disponível no YouTube, assista NESTE LINK.

Quer saber mais sobre o Talks: Indústria e Academia? Acesse https://www.una.br/fiemg/  

  

Últimas notícias

  1. A hora da indústria é agora

    Leia

  2. A hora é agora! 2021 é o ano do seu emprego na indústria

    Leia

  3. Presidente do SIAMG é destaque em lista de personalidades da revista Mercado Comum

    Leia

  4. FIEMG Competitiva On-line capacita empresas sobre LGPD

    Leia

  5. Programa de Desenvolvimento de Conselheiros forma 6ª turma e tem a palavra do ministro do Desenvolvimento Regional

    Leia

  6. Pesquisa vai apontar tendências do mercado imobiliário

    Leia

  7. Indústria mineira mostra resiliência e contribui para minimizar impactos econômicos provocados pela Covid-19

    Leia

  8. IEL conecta os melhores talentos à indústria mineira

    Leia