Notícia

Universidade e setor produtivo unidos pelo desenvolvimento do país

Em live, Una e FIEMG lançam projeto Unidade Curricular Dual, que proporciona aos alunos vivências práticas do setor produtivo

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, e Rafael Ciccarini, reitor da Una, participaram, no dia 7/04, de um bate-papo on-line. A live, transmitida pelo canal oficial da Una no Youtube, teve o objetivo de apresentar o projeto Unidade Curricular Dual (UC Dual). “O distanciamento entre o ensino e o setor privado nunca deveria ter acontecido”, afirmou Roscoe, reforçando que a universidade traz o conhecimento e a indústria é o berço da inovação.

Segundo o líder empresarial, o setor produtivo é um dos responsáveis pela transformação social nos últimos séculos. “Muitos podem não perceber, mas existe uma evolução muito clara no nível de vida de nossa sociedade nos últimos tempos, a pobreza, a cada dia que passa, atinge menos pessoas e com menor intensidade do que no passado. E isso é possível por meio do aumento da produtividade e nada mais natural do que isso ser feito por meio de uma interface entre a academia e setor privado”, reforçou, lembrando que as grades curriculares das universidades devem ser alinhadas com o perfil do profissional desejado pelo setor produtivo. “E isso a Una está fazendo brilhantemente”.

Para Ciccarini, a UC Dual é uma revolução pedagógica e acadêmica que luta contra a separação que ocorreu entre o setor produtivo e o ensino. “Essa separação é nociva e a sua superação é importante para que possamos enfrentar os desafios de produtividade do Brasil. Sem essa união virtuosa e inovadora, não conseguiremos avançar”, alertou o reitor.

O professor Danilo de Melo Costa esclareceu que as negociações com a FIEMG começaram em 2019 e que é muito satisfatório ver a parceria dando frutos, como a UC Dual. “A partir deste projeto, universidade e indústria se abraçam de maneira muito significativa”, afirmou pontuando que, essa cooperação entre atores tão importante para a sociedade agora se tornou uma realidade. “Neste contexto, além deste projeto específico, a parceria FIEMG e Una rendeu outras ações que reverberam na formação de nossos alunos, professores e gestores”, disse citando, como exemplo, o programa Residência Industrial, conduzido pelo IEL, o Conecta Hub, Talks Indústria e Academia, dentre outras ações.

Já a professora Denise Campos, vice-presidente acadêmica, lembrou que, no passado, o ensino superior brasileiro não cultivou uma relação próxima com o mundo das organizações. “Ver essa aproximação acontecendo neste momento é uma marca história para o ensino superior brasileiro”, afirmou.

Agda Maria, aluna do curso de Gestão, se sente empolgada com a possibilidade de acompanhar, de forma prática e real, os dilemas das corporações. “Acredito que o projeto será de grande valia pois vivenciaremos os desafios das empresas e fazer isso no curso de gestão é um diferencial que a Una está nos ofertando. Estaremos em contato com uma nova realidade e poderemos colocar em prática todo o conhecimento adquirido na universidade”, disse a estudante.

UC Dual - Proporcionar aos alunos experiências de vivências do mundo do trabalho em grandes empresas, este é o intuito do projeto UC Dual. Os universitários das unidades Una Betim, Divinópolis e Uberlândia terão o desafio, nas próximas semanas, de propor soluções nas áreas de estratégia, inovação, sustentabilidade, competitividade empresarial e socioculturais voltadas para o setor produtivo industrial áreas estratégicas da FIEMG.

“A ideia é proporcionar um ambiente de aprendizagem coordenado para os alunos, ou seja, a universidade e o mercado unidos para oferecer este ambiente, proporcionando aos estudantes uma vivencia muito mais prática”, afirma Gustavo Macena, superintendente do IEL. “O projeto não é apenas uma melhoria acadêmica, mas uma maneira de mudar o soft skills dos estudantes, aos desafiá-los a usar o que foi aprendido em sala de aula para solucionar problemas reais do setor produtivo”, reforçou o gestor.

O professor Matheus Gravito, mediador do evento, ressalta que vão conduzir utilizando a gestão ágil de projetos, fazendo entregas intermediárias com a validação da FIEMG, que o papel do professor ou professora da UC Dual é atuar como mentor para que os alunos consigam desenvolver o desafio, e que cada time de projeto terá um aluno ou aluna como líder facilitador.

Os desafios apresentados pela FIEMG aos alunos Una são: Projeto diversidade na indústria, Una Betim, Desenvolvimento e estruturação de inteligência de mercado para os produtos e serviços internos da casaUna Divinópolis, Mapear a jornada do cliente (B2B), identificar as principais necessidades desses clientes e propor soluções/ideiasUna Uberlândia.

A live de apresentação do UC Dual faz parte das iniciativas da parceria celebrada entre o Centro Universitário Una e a Federação mineira com o intuito de promover a empregabilidade e a inovação no estado. O contou com a participação de diversos professores e representantes da universidade.

Últimas notícias

  1. Inovação na prática: como centros de pesquisas e empresas transformam seu dia a dia

    Leia

  2. Trabalhador: na fábrica ou em home office, a força que move o país

    Leia

  3. Trabalhador: na fábrica ou em home office, a força que move o país

    Leia

  4. FIEMG Competitiva realiza aula técnica para 122 profissionais do setor automotivo

    Leia

  5. Governo publica novas medidas para preservar emprego e renda dos brasileiros

    Leia

  6. Exportações do 1º trimestre de 2021 crescem 44% em comparação ao mesmo período de 2020

    Leia

  7. Nos momentos de incerteza causados pela pandemia, os cuidados fazem a diferença

    Leia

  8. Futuro incerto

    Leia