Notícia

Programa FIEMG Competitiva realiza primeira ação em parceria com o Sindivest-SJN

Empresários da região participaram de treinamento sobre Planejamento Tributário

O Sindicato das Indústrias do Vestuário de São João Nepomuceno (Sindivest-SJN) foi um dos Sindicatos da Zona da Mata que aderiu ao Programa FIEMG Competitiva. A iniciativa é do Sistema FIEMG, através do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), e tem como objetivo aumentar a competitividade das indústrias associadas por meio de projetos coletivos em parceria com os Sindicatos Patronais filiados. Até agora 10 Sindicatos da Zona da Mata já assinaram o termo de Parceria com o FIEMG Competitiva. 

Iniciando o programa com o Sindivest-SJN, foi promovido um treinamento, com carga horária de 8 horas, sobre o tema “Planejamento Tributário: recolha menos impostos”. O curso, realizado no dia 21 de fevereiro na unidade SESI/SENAI de São João Nepomuceno, teve como público-alvo empresários associados ao Sindicato, gestores financeiros e contadores. A presidente do Sindivest-SJN, Júlia Schincariol, participou do curso. 

Segundo a analista da Gerência de Projetos para a Indústria (GPI), Alice Machado, o treinamento transmitiu uma visão geral da Legislação Tributária brasileira, destacando a importância dos tributos na composição dos custos e preços de produtos e serviços; além de abordar a relevância do Planejamento Tributário como diferencial competitivo para os negócios da empresa. “O Programa FIEMG Competitiva é a soma da força da indústria e da representação sindical, potencializadas com atuação coletiva”, ressalta Alice. 

Dentro do conteúdo programático, foram abordados assuntos como: Atribuições do gestor tributário nas empresas; Elisão Fiscal x Evasão Fiscal; Carga tributária brasileira: direito e dever de planejar; Escolha do regime tributário e seus impactos nas empresas; Legislação tributária: princípios, competência e exigências; Formas de interpretação e aplicação das normas tributárias; Características dos principais tributos (ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS); Compras para o Imobilizado, além de outros tópicos. 

O FIEMG Competitiva possui benefícios tanto para os Sindicatos quanto para as indústrias, tais como aumento de associados e geração de receita; subsídio financeiro de até 90% do custo das ações; transversalidade: abrangência de todos os conhecimentos e serviços relacionados ao tema; customização de acordo com as demandas específicas do setor industrial e do grupo de indústrias participantes; encadeamento produtivo: identificação de oportunidades de negócios com indústrias do mesmo setor ou de outros segmentos; e interação: aprendizado e troca de experiências com outros Sindicatos e indústrias.

 Por: Graciele Vianna

Últimas notícias

  1. A FIEMG está no Telegram

    Leia

  2. FIEMG Competitiva On-line realiza capacitação sobre a LGPD

    Leia

  3. IEL participa do programa ENG200

    Leia

  4. Programa Desenvolvimento de Conselheiros da FIEMG finaliza 5ª turma

    Leia

  5. Aprenda a magia das vendas de alimentos, bebidas, panificação e sorvete

    Leia

  6. Aperam abre inscrições para Programa de Estágio 2021

    Leia

  7. FIEMG Lab e Fiat Chrysler Automóveis (FCA) lançam programa de desafios de inovação aberta

    Leia

  8. LGPD sem requisitos técnicos em TI? Aqui tem

    Leia