Notícias

Sistema FIEMG busca parcerias com instituições no Reino Unido

Agendas técnicas do PCIR buscaram estreitar relações internacionais e novas oportunidades de apoio para as indústrias mineiras

O Sistema FIEMG participou, em junho no Reino Unido, da Conferência de Interação Universidade – Indústria, iniciativa da Rede UIIN (University Industry Innovation Network).

Nessa missão internacional, a gerente de Projetos para Indústria do IEL/MG, Simone Porto Cavalcanti, e o analista de Projetos, Alan Senra Cheib, realizaram uma série de agendas, reuniões e visitas, na qual buscaram abrir novas portas para parcerias internacionais em projetos para o Sistema FIEMG.

Esse ano, cerca de 600 pessoas vindas de 60 países diferentes participaram da Conferência. O IEL/MG foi a única organização brasileira presente no encontro.

Na oportunidade, a ação do PCIR, objeto do mestrado do analista Alan Senra, em Inovação Tecnológica da UFMG, intitulado "Do Grama a Tonelada – Uma proposta de arranjo institucional para viabiliza a transferência tecnológica de patentes no Estado de Minas Gerais, Brasil”, que propõe uma ação coordenada entre entidades (FIEMG, IEL, SENAI, CIT, Sindicatos e UFMG) buscando preencher a lacuna existente entre a Academia (Pesquisa de Laboratório “em gramas”) e a Indústria (escala produtiva ”em toneladas”), compôs a mesa de discussões com o título "Driving Research Commercialisation And Academic Entrepreneurship”.

Estreitar as relações internacionais do Sistema FIEMG é importante não apenas na questão comercial, mas também para ampliar a possibilidade de intercâmbios técnicos que tenham potencial de serem articulados com projetos de desenvolvimento regional em Minas Gerais. “Percebi o quanto os ingleses valorizam iniciativas como essa, de querer interagir e buscar novos conhecimentos, e o como o Brasil ainda é ausente nessas relações”, revela Simone.

O IEL/MG tornou-se integrante da renomada rede mundial “University Industry Interaction Network (UIIN)” e essa parceria garantirá o reconhecimento internacional do Estado de MG, não só por sua importância histórica, mas também por sua riqueza intelectual /acadêmica, perante renomadas empresas multinacionais.

Considerada uma das mais importantes redes de pesquisa e co-desenvolvimento, a UIIN é uma rede dinâmica comprometida em impulsionar a inovação e o empreendedorismo por meio da interação universidade-indústria. Dedicada ao compartilhamento de conhecimento, descoberta de soluções e construção de relacionamentos. Além da renomada Conferência, a UIIN tem por objetivo educar os líderes do futuro por meio de workshops e está envolvida na geração de novos conhecimentos em vários projetos de pesquisa europeus.

Agenda de Prospecção Missão Reino Unido

Durante a missão internacional, cientes da importância das parcerias internacionais, Simone e Alan tiveram a oportunidade de destacar a atuação do IEL em vários setores industriais do estado compartilhando experiências em reuniões e visitas.

Em visita ao Instituto Brasileiro de Estudos da King’s College foi possível buscar oportunidades de interação com novos setores como o aeroespacial. A missão possibilitou ainda visitas técnico-científica e reuniões com representantes de diversas instituições, por exemplo, na UKCDR Launch e London Southbank Univertsity quando participaram do lançamento do fundo de pesquisa colaborativa para o desenvolvimento internacional; discussão sobre o empreendedorismo feminino, equidade de gênero e projetos na América Latina, além de uma reunião sobre o lançamento do Plano de Investimentos Público-Privado do Peru.

Durante a reunião que aconteceu com a Embratur foi possível ampliar o horizonte de parcerias para uma conexão com o turismo de negócios a fim de viabilizar a captação de eventos setoriais internacionais, bem como potenciais iniciativas de produção associada ao turismo com setores agroindustriais e tecnológicos de Minas Gerais.

Simone Porto e Alan Senra também foram recebidos por Eliza Massi, da Embaixada do Brasil em Londres, para uma reunião focada em Energias e Inovação. Eliza atua na área Atração de Negócios e Investimento da Embaixada, onde também estão alocados outros profissionais que desenvolvem ações com diversos setores sinérgicos com o PCIR. “Nesse encontro tratamos de temas importantes, por exemplo, o petróleo e gás, bens de capital, maquinaria, aeroespacial, mineração, indústria automotiva e exportação financeira”, explica Alan Senra.

A agenda incluiu ainda conversas com a área de Desenvolvimento Regional da London School of Economics (LSE), com a área da Saúde da Notthing University e visita técnica à University College of London, bem como a participação em encontros técnicos ligados ao tema de Inovação Digital e Construções Sustentáveis.

“Pensar fora caixa”

Segundo Porto, a missão reforçou que a época é de extrema competição no mercado global. E pensar em parcerias e propostas diferentes, que estimulem a competitividade na indústria mineira, é extremamente relevante. Dentro desse contexto, a frase “pensar fora da caixa” – um dos termos mais utilizados no mundo dos negócios hoje em dia, expressa que é preciso pensar de forma criativa sem estar amarrado a ideias convencionais e estar aberto a parcerias inovadoras.

“Nesse sentido, a Gerência de Projetos para Indústria – GPI e o PCIR estão no caminho certo. A solução pode estar em unificar diferentes setores, em projetos customizados, na busca do desenvolvimento e da competitividade com parceiros diferentes também. Os exemplos de resultados positivos que nos foram apresentados, no decorrer da missão, deram certo porque as pessoas arriscaram, saíram do comum”, defende Simone Porto.

“Fechamos a missão internacional com chave de ouro. Tivemos a oportunidade de apresentar o Sistema FIEMG e absorver muito conhecimento. As reuniões foram produtivas e trocarmos experiências com pessoas de alto valor agregado. Fomos muito bem recebidos pela Embaixada Brasileira, por todas as universidades e a Conferência de Interação Universidade-Indústria superou nossas expectativas. Agora é retornar e trabalhar para efetivar as parcerias prospectadas”, finaliza Simone Porto.

IMG-20180627-WA0026.jpg

Últimas notícias

  1. Empresários mineiros participam da ForMóbile

    Leia

  2. FIEMG e parceiros realizam 1ª reunião de trabalho para fortalecimento do Polo de Cervejas Artesanais de Juiz de Fora

    Leia

  3. IEL Minas fortalece parceria com Governo da Bahia para desenvolvimento territorial

    Leia

  4. Futuros Engenheiros mais preparados para o mercado de trabalho

    Leia

  5. Programa Futuros Engenheiros qualifica mais 58 estudantes na Zona da Mata

    Leia

  6. Novos conselheiros do SESI, IEL e SENAI tomam posse na FIEMG

    Leia

  7. Cervejarias artesanais firmam compromisso com a FIEMG para doação do bagaço de malte

    Leia

  8. FIEMG apresenta projeto na Conferência Mundial de Interação Universidade – Indústria

    Leia