Notícia

A importância da Inteligência de Vendas para as empresas

Palestra on-line do FIEMG Competitiva discute tema

O setor empresarial foi claramente impactado pela atual pandemia do coronavírus. Algumas empresas sofreram mais, outras menos, algumas até cresceram, mas todos concordam que passamos por um momento de incerteza econômica no país e em Minas Gerais. A previsão da queda do PIB para o Brasil é de 5% e para o estado é de até 7%. Agora, mais do que nunca, com a expectativa da retomada das atividades econômicas, a estruturação das vendas nas empresas é fundamental.
Com o objetivo de mostrar a importância da estruturação da Inteligência de Vendas para as empresas, o FIEMG Competitiva e sindicatos empresariais de diversos setores promoveram palestra on-line nesta quarta-feira, dia 19/08, com o tema ""Venda na veia – Como estruturar a inteligência de vendas da sua empresa".

Para Clayton Neri de Oliveira, coordenador de Relações com o Mercado da FIEMG e mediador do encontro virtual, rever os planos e metas de vendas é fundamental para as empresas se prepararem frente aos novos desafios. "É essencial entendermos o novo comportamento do consumidor para definir as melhores estrategias de venda", diz.

Fernando Sales Silveira, consultor empresarial e especialista em gestão dos canais de vendas e distribuição, ressalta que a inteligência de vendas tem papel importante para a melhoria do relacionamento com o mercado, clientes e até com a concorrência. Segundo Silveira, alguns indicadores, como frequência, positivação, concentração e cobertura de mercado, se bem trabalhados, são estratégias ágeis para melhorar os resultados de performance e de vendas.

Raquel Lopes de Souza, coordenadora do Programa FIEMG Competitiva, explicou como o programa pode auxiliar as indústrias na implantação, na melhoria e no monitoramento da inteligência de vendas. O Programa oferece 6 horas de assessoria em Autodiagnóstico (Mapeamento, análise e devolutiva); Inteligência de Vendas e Plano de Ação. "Em um espaço curto de tempo, podemos apoiar as empresas na elaboração de estratégias de atuação de vendas", afirma.

O gerenciamento é todo feito por meio de uma plataforma, pelo site do Trilhas.me, que foi apresentado por José Júnior Lima, especializado em Gestão de Projetos. Nessa plataforma, através de ferramentas, as empresas que participam da assessoria virtual podem acompanhar uma linha do tempo com direcionamentos importantes para a melhoria dos resultados de vendas, como Reunião On-line; Plano de Ação; Curvas ABC e Clientes Inativos até ter acesso ao autodiagnóstico.

O Programa FIEMG Competitiva passou, recentemente, por uma reformulação e agora os empresários mineiros, neste momento em que passamos por um período de isolamento social, podem investir na formação de suas equipes sem sair de casa. Fundamental para a manutenção da competitividade da indústria mineira, o programa está oferecendo um conjunto de ações inéditas em três eixos temáticos fundamentais: Finanças, Gestão e Mercado. As empresas terão assessorias individuais, além de atendimento coletivo ilimitado por meio de palestras e aulas on-line.

O programa é voltado para indústrias associadas aos sindicatos empresariais filiados à Federação mineira. Entretanto, as empresas não associadas podem participar e, para isso, basta procurar o sindicato de seu respectivo setor. O investimento para a indústria associada é de R$ 600.
Perdeu alguma palestra anterior do FIEMG Competitiva? Acesse www.youtube.com.br/fiemgoficial e confira a playlist com o histórico de todas os eventos.

Últimas notícias

  1. A FIEMG está no Telegram

    Leia

  2. FIEMG Competitiva On-line realiza capacitação sobre a LGPD

    Leia

  3. IEL participa do programa ENG200

    Leia

  4. Programa Desenvolvimento de Conselheiros da FIEMG finaliza 5ª turma

    Leia

  5. Aprenda a magia das vendas de alimentos, bebidas, panificação e sorvete

    Leia

  6. Aperam abre inscrições para Programa de Estágio 2021

    Leia

  7. FIEMG Lab e Fiat Chrysler Automóveis (FCA) lançam programa de desafios de inovação aberta

    Leia

  8. LGPD sem requisitos técnicos em TI? Aqui tem

    Leia