Notícias

Ação do PCIR com SINDINFOR abre caminho para recursos destinados à inovação

Programa de consultoria a empresas para elaboração de projetos inovadores tem nova edição

Startups e empresas de base tecnológica interessadas em pleitear recursos públicos para investir em inovação têm nova oportunidade de participar do programa Elaboração de Projetos Inovadores. A segunda fase da ação, desenvolvida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), em parceria com o Sindicato das Empresas de Informática de Minas Gerais (SINDINFOR), foi lançada no dia 3/4, na FIEMG.

A iniciativa tem como base a oferta de consultoria qualificada para elaboração de projetos aptos a concorrer em editais de inovação, especialmente àqueles que oferecem recursos não-reembolsáveis. O presidente do Sindinfor, Wellington Teixeira, ressaltou a importância do PCIR para as empresas nessa fase de captação. “Antes de buscar suporte financeiro em bancos, é preciso esgotar as possibilidades de acessar investimentos por meio de editais. O PCIR é a ponte para isso”, salientou.

Segundo Teixeira, muitas vezes uma boa proposta é recusada nos editais porque o projeto não foi submetido da maneira mais adequada. Falta de clareza em relação aos objetivos, metas descritas de maneira inapropriada, solicitação de recursos para despesas que não são financiáveis e descrição incompleta da metodologia são alguns dos fatores que, de acordo com o presidente do Sindinfor, impedem a aprovação desses projetos. “Não basta ter uma boa ideia. É preciso saber apresenta-la”, reforçou.

A 1ª edição do programa, realizada em 2017, contou com a participação de 12 empresas. A Compass 3D, que oferece serviços de inteligência e inovação para dentistas, foi uma das startups que teve seu projeto aprovado no Edital de Inovação para Indústria (parceria entre SESI, SENAI e SEBRAE). A empresa apresentou o aplicativo Virtual Smiles, que permite ao paciente visualizar uma projeção do tratamento odontológico a que será submetido por meio de realidade aumentada e holobox.

A entrevista inicial com empresas para identificação e seleção de projetos para a segunda edição do programa começa no dia 16/4.

Informações pelo telefone: 3263-4756.

Galeria

Últimas notícias

  1. Empresários mineiros participam da ForMóbile

    Leia

  2. FIEMG e parceiros realizam 1ª reunião de trabalho para fortalecimento do Polo de Cervejas Artesanais de Juiz de Fora

    Leia

  3. IEL Minas fortalece parceria com Governo da Bahia para desenvolvimento territorial

    Leia

  4. Futuros Engenheiros mais preparados para o mercado de trabalho

    Leia

  5. Programa Futuros Engenheiros qualifica mais 58 estudantes na Zona da Mata

    Leia

  6. Sistema FIEMG busca parcerias com instituições no Reino Unido

    Leia

  7. Novos conselheiros do SESI, IEL e SENAI tomam posse na FIEMG

    Leia

  8. Cervejarias artesanais firmam compromisso com a FIEMG para doação do bagaço de malte

    Leia