Notícia

FIEMG e Anglo American desenvolverão fornecedores locais para mineradora

Programa para criação e fortalecimento de empresas no Médio Espinhaço foi assinado com Codemig e Indi

Sistema FIEMG, Anglo American, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) estão juntos no desenvolvimento de fornecedores locais, na região do Médio Espinhaço, para a mineradora instalada em Conceição do Mato Dentro. No dia 19/09, as entidades e a empresa assinaram, na sede da Federação, em Belo Horizonte, um Acordo de Cooperação Técnica para essa ação. 

O Acordo visa à implementação do Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (PDQF) Anglo American/Instituto Euvaldo Lodi (IEL). “Queremos trazer novas oportunidades para as empresas mineiras, principalmente para micros e pequenas”, afirmou o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior. Para ele, é positiva a percepção de uma grande indústria da importância de sua cadeia produtiva. “Isso faz com que possamos agregar valor em todas as etapas da produção, independentemente do porte do empreendedor”, pontuou. 

De acordo com o superintendente do IEL-MG, Adair Marques, a ação irá diversificar o parque industrial da região. “Isso permite que a economia ganhe força e sobreviva, inclusive, além do ciclo da mineração”, disse. Ele informou ainda que o Sistema FIEMG atuará no apoio ao crédito para os fornecedores, na qualificação de mão de obra, além de oferecer suporte na área ambiental. 

O diretor de operações da Anglo American, Rodrigo Vilela, explicou que o Acordo é uma alavanca para a economia da região. “Atuamos na estruturação de algumas empresas fornecedoras há três anos, principalmente na formalização de empreendimentos. Agora, damos um passo além para gerar mais empregos, renda e impostos”, opinou. 

A solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica contou ainda com a participação da diretora-presidente do Indi, Mônica Cordeiro, do diretor da Codemig, Marcelo Nacif, e do diretor de operações do Sebrae-MG, Fábio Veras.

Últimas notícias

  1. A industrialização como fortalecimento e expansão dos negócios de produtores de café

    Leia

  2. Universidade e setor produtivo unidos pelo desenvolvimento do país

    Leia

  3. Abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros

    Leia

  4. Segunda temporada do Programa Residência Industrial abre inscrições

    Leia

  5. FIEMG e ITA lançam o primeiro mestrado em computação aeronáutica do país

    Leia

  6. Hospitais mineiros ganham fôlego com ação da indústria

    Leia

  7. Empresas já podem contar com novas soluções customizadas do FIEMG Competitiva

    Leia

  8. Carreira: o que mudou e como ter sucesso em meio aos desafios da nova era

    Leia