Notícias

FIEMG e Governo da Bahia discutem a modernização dos modelos de gestão

Trocas de conhecimentos e ampliação de horizontes vão possibilitar novas oportunidades de negócios

Com o objetivo de promover a troca de informações e experiências nos processos de transferência de tecnologia, o Sistema FIEMG, por meio do IEL, no âmbito do Programa de Competitividade Industrial Regional – PCIR, realizou no dia 7/6, uma reunião com representantes do Governo do Estado da Bahia, para discutirem modelos de gestão eficiente.

O superintendente do IEL, Gustavo Macena, o superintendente de Ambiente de Negócios, Guilherme Leão, juntamente com a Gerência de Projetos para a Indústria, receberam a superintendente de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Maria Lúcia Falcón, acompanhada da coordenadora, Julia Carvalho e a diretora de Desenvolvimento Territorial, Juliana Araújo. Também participaram da reunião, o Sebrae/MG, a Gerência de Economia da FIEMG e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais do Governo de MG – SEEDIF.

“Essa foi a oportunidade de ouvir e partilhar experiências com importantes profissionais”, destacou a gerente de Projetos para a Indústria, Simone Porto, que deu início a reunião apresentando o PCIR e as ações desenvolvidas para aumentar a competitividade das empresas inseridas nas cadeias produtivas mais dinamizadoras de cada região de Minas Gerais. “É importante entendermos como funciona outros modelos de gestão e identificar pontos de melhoria a aprimorar em nossa rotina de maneira a torná-la cada vez mais eficiente”, defende Simone Porto. Na oportunidade, também foi apresentado o processo elaborado na área voltado à captação de recursos nacionais e internacionais.

Outro ponto de relevância discutido na reunião foi a Indústria 4.0 (também chamada de Manufatura Avançada, Indústria Avançada ou Internet Industrial das Coisas). A gerente da indústria do Sebrae/MG – Marcia Valéria Cota Machado, destacou como tem sido feita a troca de experiências e atuação nas pequenas indústrias mineiras. Para ela, um dos desafios tem sido fazer com que a tecnologia e inovação cheguem as pequenas indústrias. “Precisamos desmitificar a Indústria 4.0. A parceria entre a FIEMG e o Sebrae busca transformar essas pequenas empresas e integrá-las as grandes indústrias, a fim de repassar as experiências”.

Sobre parcerias e investimentos, Gabriel Pereira, da SEEDIF, destacou que “o Governo precisa ser mais presente a fim de lançar novos produtos, pesquisas e inovação”. Segundo Gabriel, atualmente, a SEEDIF tem auxiliado mais as demandas dos sindicados.

Em contrapartida, Julia Carvalho, coordenadora da SDE/Bahia dividiu suas experiências adquiridas no PDI Bahia 2035, programa que busca estabelecer diretrizes para o Estado, além de apontar potenciais vetores de desenvolvimento. “Trata-se de estratégias que contemplam vários segmentos da sociedade, com projeções e simulações de cenários econômicos de impactos a longo prazo”, explicou. 

A superintendente Maria Lúcia Falcón destacou como as novas ferramentas tecnológicas são importantes para o processo de gestão eficiente. Como exemplo, citou o Big Data, que consiste na representação visual de diferentes dados sobre uma determinada característica da região ou empresas. Integrada ao PDI Bahia 2035, a ferramenta possibilitou o armazenamento e variedade de dados importantes para o funcionamento do programa. “Precisamos utilizar dessas ferramentas para o sucesso da Gestão. Precisamos observar mais a nova geração que estar chegando ao mercado de trabalho e entender como eles pensam. A forma de trabalhar mudou bastante. É uma outra cultura.”

Últimas notícias

  1. IEL participa de Conferência para discutir a interação entre universidades e APLs no Canadá

    Leia

  2. SINDBEBIDAS e PCIR promovem mais uma ação do Projeto Pão de Malte

    Leia

  3. Tendências para a indústria em pauta em Governador Valadares

    Leia

  4. FORLAC levou novidades para o setor de laticínios

    Leia

  5. Setor de calçados de Nova Serrana tem oportunidade de crescimento e renovação

    Leia

  6. SIAMIG promove Megacana Tech Show

    Leia

  7. Troca de experiências entre os APLs de Calçados e Eletrônicos

    Leia

  8. SINDIEMG realiza palestra sobre Planejamento e Controle de Produção

    Leia