Notícia

Participantes do Curso de Gestão de Recursos de Defesa visitam unidades de pesquisa em São Paulo

Capacitação ministrada pela Escola Superior de Guerra (ESG) tem parceria do IEL/FIEMG

Alunos da primeira edição mineira do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD), ministrado pela Escola Superior de Guerra (ESG) em parceria com o IEL/FIEMG, visitaram Centros Tecnológicos em São Paulo, entre os dias 8 e 10 de novembro. O objetivo da capacitação é apresentar os conceitos de defesa no Estado moderno, baseados no Poder Nacional, nas Relações Internacionais, Políticas e na Gestão dos Recursos Públicos.

Voltado para um público-alvo composto por civis e oficiais superiores das Forças Armadas e Forças Estaduais, o curso tem estrutura curricular desenvolvida ao longo de cerca de oito semanas, com uma carga horária total em torno de 116 horas, destinadas a estudo e a atividades complementares. 

Currículo

A estrutura curricular integra conhecimentos das seguintes áreas: Poder Nacional; Relações Internacionais; Gestão de Recursos de Defesa; Desenvolvimento Nacional e Indústria de Defesa.

Nesta primeira edição do Curso de Gestão de Recursos de Defesa, os alunos visitaram o Centro Experimental Aramar - Centro Tecnológico da Marinha Cina, em São Paulo; e o Departamento de Ciência e Tecnologia DCTA, o Centro Espacial do ITA CEI, Laboratório de Plasmas e Processos (LPP) ITA e o Parque Tecnológico de São José dos Campos, todos localizados em São José dos Campos (SP).

De acordo com o coronel Sérgio Stopatto, diretor do CGERD, nesta primeira viagem de Estudos do Curso de Gestão de Recursos de Defesa, os inscritos tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Programa Nuclear da Marinha do Brasil e o Programa Espacial da Força Aérea Brasileira.

“Fiquei muito impressionado com a evolução da tecnologia aplicada a área militar e a possibilidade de utilização dessa tecnologia no desenvolvimento da indústria nacional”, considerou o participante Renato Michel, sócio-diretor da Seven Engenharia e presidente do Sinduscon-MG. 

"Fomos agraciados com uma visita ao que posso chamar de nosso Vale do Silício. Vi um Brasil tecnológico que a mídia não mostra. Saí revigorado e esperançoso de que nosso país tem um futuro brilhante", ponderou também Hércules Rodrigues de Oliveira, oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Galeria

Últimas notícias

  1. Indústrias podem contar com IEL Hub de Carreiras para seleção no vagas.com

    Leia

  2. FIEMG Lab: hub encerra ciclo com R$ 45 mi em negócios entre startups e indústrias

    Leia

  3. SIPROCIMG faz balanço do ano e confraternização no Centro 4.0

    Leia

  4. Calendário da indústria 2022

    Leia

  5. FIEMG Lab: indtechs apresentam soluções para preservação hídrica

    Leia

  6. IEL Hub de Carreiras agora está no vagas.com

    Leia

  7. O futuro da liderança

    Leia

  8. FIEMG Competitiva lança Blue Week

    Leia