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Setor de calçados de Nova Serrana tem oportunidade de crescimento e renovação

Projeto Moda Agora Nova Serrana pretende reposicionar o polo calçadista no mercado

Cerca de 27 empresas do setor de calçados de Nova Serrana participaram do Workshop Moda Agora, ação que faz parte do projeto Moda Agora Nova Serrana, que tem o principal objetivo de fortalecer e reposicionar a marca do polo calçadista do município no mercado.

Com palestra de Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, e consultor pelo Instituto By Brasil, o workshop apresentou uma pesquisa de inspirações exclusiva para as empresas da cidade, além de planejamento de gestão comercial e comunicação efetiva para os clientes.  “Estamos fazendo em Nova Serrana um projeto inovador, relacionado à questão da imagem e de melhoria do produto”, fala Walter, que é estilista e trabalha também com pesquisa de tendências.  Um dos objetivos do workshop foi atuar no aprimoramento do desenvolvimento de produto, dentro de um conceito de coleção, com foco em mercado, que, de acordo com Walter, está mudando e é preciso se adaptar.  “Nova Serrana é uma cidade muito inovadora e empreendedora, mas precisa buscar uma renovação, pois o mercado está completamente mudado e ela precisa se adequar aos novos tempos que estão por vir”, analisa.

Cinthia Costa Soares, diretora comercial e responsável pelo setor de desenvolvimento da Via Vip Calçados, afirma que o projeto, que começou em julho, tem superado as expectativas. “Estamos muito felizes, principalmente por tratar de duas áreas em que atuo e que dependem muito uma da outra, a comercial e a de desenvolvimento”, fala.

Com mais de 20 anos de mercado a Via Vip produz de 8 mil a 8.500 pares por dia,  do tamanho 19 ao 42. Cinthia conta que a coleção de inverno 2019 já está sendo trabalhada de acordo com os objetivos do projeto, como a organização e a melhoria de processos. A busca de novos mercados é o próximo passo. “A partir do momento em que melhorarmos nosso desenvolvimento, consequentemente vamos melhorar nossos produtos e alcançar novos mercados. Teremos um valor para esse novo cliente”, fala.

Para Carlos Magno Cardoso, analista de projetos da FIEMG, outra atuação importante do projeto é promover a integração das empresas. “O trabalho em conjunto fortalece, e juntas, as empresas percebem a necessidade de inovar, melhorar e se adaptar, estabelecendo uma nova imagem para o Polo Calçadista de Nova Serrana”, conclui o analista. 

O Moda Agora Nova Serrana é uma realização do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), em parceria com SEBRAEBy Brasil e Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana - SINDINOVA. O projeto tem a duração de quatro meses e mais dois workshops estão sendo programados.

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