Detalhe

Troca de experiências entre os APLs de Calçados e Eletrônicos

Missão de Nova Serrana realiza visita à Santa Rita de Sapucaí

Uma missão do Arranjo Produtivo Local – APL de Calçados de Nova Serra, composta por empresários, representantes entidades de classe e sindicatos visitaram, dia 3/08, o APL de Eletrônicos de Santa Rita de Sapucaí. A cidade é conhecida como o Vale da Eletrônica de Minas Gerais e a missão teve o objetivo de trocar vivências e conhecimentos na área de tecnologia e de qualificação profissional voltada para essa área.  Os participantes, que na oportunidade visitaram instituições de ensino, foram recebidos por Roberto de Souza Pinto, presidente do SINDVEL.

"Excelente iniciativa e de extrema importância a visita das lideranças do APL calçadista ao APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí", afirmou Souza Pinto. "Sabemos que o principal fator para o sucesso de um APL não se limita apenas à aglomeração de empresas mas, sim, proporcionar a sinergia e a ambiência para que as empresas convivam e cresçam de forma sustentável", comentou o empresário afirmando que o APL está sempre aberto para se relacionar com todos, independente de setores. "Vejo que o nosso modelo de APL, por ser de tecnologia, com 16 verticais como, por exemplo, eletroeletrônico, telecomunicações, informática, IOT, automação, etc, pode ser aplicado em qualquer indústria. Mesmo os dois setores sendo diferentes, as modalidades de convivência são similares e cada um dentro de sua especialidade pode passar experiência para o outro", ressaltou o presidente do SINDVEL.

50001974-cce3-4a2b-8fb6-728bd85fc44d.jpg
Pedro Gomes da Silva, presidente do SINDINOVA, também participou da missão e conta um pouco como foi. “Santa Rita é um reconhecido polo de tecnologia e foi interessante saber como tudo isso começou”, conta  Silva. “Temos muito que avançar em soluções nessa área”, ressaltou, reforçando a importância da educação nesse processo. “Os empresários precisam se conscientizar que, para se ter uma forte base industrial, é necessário investir na educação e qualificação profissional”, afirmou. “Podemos perceber que as instituições de Santa Rita do Sapucaí praticamente não dependem do poder público e isso possibilita que o avanço seja contínuo e sem interferências”, ressaltou.   

A Missão do APL de Nova Serrana ao APL de Santa Rita do Sapucaí foi organizada pelo SEBRAE e teve a participação de representantes do SENAI, SINDINOVA, SINDVEL, Polícia Militar e Prefeituras Municipais de Santa Rita de Sapucaí, Nova Serrana e Perdigão.

Últimas notícias

  1. FIEMG recebe representantes de consulados estrangeiros e câmaras de comércio internacional

    Leia

  2. FIEMG reforça defesa dos interesses na concessão ferroviária

    Leia

  3. Sistema FIEMG promove Projeto Forte ENEL

    Leia

  4. Empresas do setor de alimentos do Pontal do Triângulo terão consultoria de Lean Manufacturing

    Leia

  5. Para se tornar um profissional melhor

    Leia

  6. Belo Horizonte recebe pela primeira vez o Oktoberfest

    Leia

  7. Para se tornar um profissional melhor

    Leia

  8. Indústria mineira investe na formação prática de engenheiros

    Leia