Notícia

Faturamento da indústria cai 2,9 em outubro

Baixo dinamismo da indústria mineira frustra expectativas de recuperação mais robusta em 2018

A pesquisa Indicadores Industriais da FIEMG (Index) divulgada nesta terça-feira (04/11) revelou baixo dinamismo da atividade industrial de Minas Gerais em outubro, em relação a setembro.

O faturamento da Indústria Geral caiu 2,9% em outubro, frente a setembro, marcando a segunda queda seguida do índice (-1,6%* em setembro). O resultado foi explicado pelo recuo na Indústria de Transformação (-4,7%), tendo em vista que, na Indústria Extrativa, houve avanço de 12,9%.

O faturamento da Indústria Geral seguiu em elevação, tanto no acumulado do ano (4,4%) quanto na análise dos últimos 12 meses (4,6%), corroborada pelos avanços das Indústrias Extrativa e de Transformação.

As horas trabalhadas da Indústria Geral mostraram pequeno avanço (0,1%) em outubro, frente a setembro. O resultado foi justificado por igual crescimento nas Indústrias de Transformação e Extrativa. Na comparação com outubro de 2017, o índice geral recuou 1,5%, com quedas na Indústria de Transformação (-1,6%) e na Extrativa (-0,5%). No acumulado do ano e na análise dos últimos 12 meses, o índice geral caiu 1,8% e 1,9%, respectivamente, em razão dos desempenhos negativos nas Indústrias de Transformação e Extrativa.

O emprego da Indústria Geral recuou 0,1% em outubro, frente a setembro, repetindo o comportamento observado na maior parte do ano, com variações próximas a zero. O desempenho da Indústria de Transformação (-0,2%) explicou o resultado.

Por outro lado, na Extrativa houve aumento de 0,9%. No acumulado do ano, o crescimento de apenas 0,1% na Indústria de Transformação não foi suficiente para compensar o recuo de 4,2% na Indústria Extrativa, o que provocou uma queda de 0,2% do emprego na Indústria Geral.

Confira AQUI o INDEX de outubro de 1018.  

 

 

Últimas notícias

  1. SESI-MG se destaca no Festival SESI de Robótica 2019

    Leia

  2. Orquestra de Câmara SESIMINAS presta tributo ao classicismo

    Leia

  3. Em Frente Minas

    Leia

  4. Uberaba terá aporte milionário de investimento industrial

    Leia

  5. Atuação do IEL é destaque no Conselho de Educação

    Leia

  6. FIEMG realiza missão para o principal evento internacional de tecnologia para a indústria

    Leia

  7. Empresas mineiras estarão mais preparadas para os encontros de negócios no Minas Trend

    Leia

  8. Presidentes de sindicatos empresariais se reúnem na FIEMG

    Leia