Notícia

Pesquisa mostra empresário mais otimista

ICEI divulgado pela FIEMG registra aumento de 0,4 ponto em novembro, comparado a dezembro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou aumento de 0,4 ponto em novembro (63,3 pontos) em comparação com dezembro (63,7 pontos). Segundo a pesquisa divulgada nesta terça-feira (18/12), pela FIEMG, o índice atingiu o maior nível em oito anos e meio e é superior a sua média histórica.

A confiança dos empresários é baseada na expectativa de que os novos governantes conseguirão implementar uma agenda econômica que favoreça uma retomada mais consistente da atividade, o que requer, entre outras medidas, reformas como a previdenciária e a tributária.

O índice registrou o maior nível em oito anos e meio e foi muito superior à sua média histórica (51,8 pontos). O ICEI nacional marcou 63,8 pontos em dezembro, aumento de 0,6 ponto em relação a novembro (63,2 pontos), e foi o mais elevado desde junho de 2010 (66,0 pontos).

O ICEI é resultado da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Valores inferiores a 50 pontos indicam percepção de situação atual pior e expectativa negativa para os próximos seis meses, respectivamente.

O índice de expectativas dos empresários para os próximos seis meses foi responsável pela melhora do ICEI, com crescimento de 0,9 ponto entre novembro (69,1 pontos) e dezembro (70,0 pontos).

O indicador apontou otimismo dos empresários de indústrias de todos os portes, impulsionado pelo fim da imprevisibilidade política, passadas as eleições.

Confira AQUI a pesquisa. 

Últimas notícias

  1. Ensino de excelência internacional

    Leia

  2. Futuros negócios com a Eslováquia

    Leia

  3. Empresários mineiros continuam insatisfeitos

    Leia

  4. SESI firma acordo com o JF Vôlei para a formação das categorias de base do time

    Leia

  5. Construção oscila em 2019

    Leia

  6. FIEMG participa da ExporRecicla

    Leia

  7. Nova turma de Aprendizagem Industrial começa as aulas em Paracatu

    Leia

  8. Reclamar é fácil. Você faz a diferença?

    Leia