Notícia

Economia Circular finaliza fase de visitas técnicas

Os resultados serão avaliados até março e o programa entrará na fase de acordos coletivos para reaproveitamento e troca de recursos

As 22 empresas que integram o Programa Economia Circular receberam a visita do grupo de analistas ambientais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Vale do Rio Grande e dos pesquisadores da Universidade de Uberaba (Uniube) para verificação dos dados cadastrados, averiguação dos insumos que a empresa necessita e levantamento de informações de como a unidade pode contribuir com as demais indústrias do programa. Uberaba é o primeiro município de Minas Gerais a aplicar o conceito de Economia Circular consolidada em forma de programa. O piloto foi realizado, em 2017, com sucesso, no município de Sete Lagoas. 

 

"A aplicação dos questionários como ferramenta para quantificação de insumos, recursos e logística proporcionou uma ideia geral da realidade de cada empresa, mas foi na visita técnica que tivemos contato direto com as oportunidades de acordos e negócios coletivos, que não foram anteriormente identificados. Destacamos como exemplo a identificação de laboratórios homologados ociosos com potencial de prestar serviços para toda a rede de indústrias. Estamos entusiasmados com a potencialidade de oportunidades que o Programa Economia Circular proporcionará para os empresários do município de Uberaba", complementa o analista ambiental da Fiemg - Regional Vale do Rio Grande, Hudson Torres.

 

A próxima etapa será a análise dos dados levantados para identificação das oportunidades de acordos coletivos de reaproveitamento e troca de recursos, com término previsto para março de 2019. Está previsto ainda, nesse período, a adesão do segundo grupo de indústrias que demonstrou interesse em participar do programa.

 

Lançado em 24 de outubro, o Programa Economia Circular integra a Associação das Empresas dos Distritos Industriais I, II e Parque Empresarial de Uberaba (Assediu), com a Associação das Empresas do Distrito Industrial III de Uberaba (Assedi III) e a Universidade de Uberaba (Uniube). A primeira etapa compreendeu a capacitação dos agentes envolvidos.

 

Participam do Economia Circular, Agronelli, Água Nobre de Minas, Céu de Minas - Grupo FASA, Construtora Terraço, Duratex, Fertigran, FMC, Grupo AEL, Inca, LevFort, Mac Alumínios, Mosaic, Neotech Soluções Ambientais, Ouro Fino, Sipcam Nichino, Smurfit Kappa Inpa, Soma Ambiental, Tecnaço, Tijox - Tijolos Ecológicos, Ubyfol, Valmont e Yara Brasil Fertilizantes. 

 

As ações serão realizadas no município até 2020.

Últimas notícias

  1. Projeto “Sindicato Sustentável” apresenta seus primeiros resultados

    Leia

  2. Energia mais barata e limpa é tema de evento na FIEMG

    Leia

  3. Secretário de Transportes e Obras Públicas e diretor do DEER-MG participam de reunião na FIEMG Regional ZM

    Leia

  4. Diálogo para o desenvolvimento com sociedade é prioridade da FIEMG

    Leia

  5. SIPROCIMG realiza Ciclo do Concreto

    Leia

  6. Empresas do setor de TI participam de workshop sobre “Marketing e Vendas”

    Leia

  7. Empresários da construção recebem treinamento sobre BIM

    Leia

  8. Curso de gestão de vendas é oferecido para associados do Sinduscon- TAP e Sindmetal através do Projeto FIEMG Competitiva

    Leia