Notícias

Apresentação eficaz e segura

Comunicação e marketing foram os temas do Café Empresarial de outubro

Comunicação é o processo da troca de informação, de diálogo e precisa ser assertiva, priorizar a simplicidade, transmitir confiança e positividade, destacou Paulo Felipe Rodrigues em palestra do Café Empresarial, promovido mensalmente pelo CIEMG no dia 5/10. A expressão corporal reflete 55% da nossa imagem, 38% correspondem à entonação de voz e apenas 7%, “mas não menos importante” correspondem ao conteúdo que precisa ser apresentado de forma segura e agradável, destacou o palestrante.

Números da comunicação citados por ele apontam que, de 100% do conteúdo pensado, planejado, a fala resulta em 80% e o entendimento é de apenas 40%. Por isso, é necessário que o conteúdo eu precisa ser apresentado de forma clara e objetiva. “Assim, é preciso evitar termos técnicos, siglas, estrangeirismos, desconhecidos do grupo, bem como expressões rebuscadas”.

ciemg03.jpg

São muitas as vaiáveis que impactam no resultado, disse o palestrante, especialista em comunicação e marketing, ao destacar “a segurança no domínio do conteúdo, a postura corporal e a entonação da voz”. Atitudes como demonstrar interesse, saber ouvir, se inclinar, dar um passo à frente, aproximar-se das pessoas, contribuem para estabelecer empatia com a plateia, orientou.
Qualquer comunicação/apresentação “precisa ser planejada, praticada mesmo, para garantir segurança ao apresentador”, disse Paulo Felipe Rodrigues sobre as diversas etapas do processo “que começam por estabelecer o objetivo da comunicação”.

Avaliar a estrutura e os recursos disponíveis para a apresentação, bem como o perfil do público, o tempo disponível e como se vestir são aspectos que precisam estar bem definidos, alerta o palestrante.

Segundo o especialista, na última etapa, para evitar atropelos e aceleração inconveniente em qualquer comunicação que envolva apresentação de slides e vídeos – entre outros recursos visuais – é preciso priorizar 70% do tempo para apresentação do conteúdo, deixando os acréscimos para o final.

Últimas notícias

  1. SENAI prorroga matrículas para cursos técnicos

    Leia

  2. Setor de cerâmica vermelha ganha mais competitividade em Minas Gerais

    Leia

  3. Empresários mineiros participam da ForMóbile

    Leia

  4. Ações da FIEMG e SEBRAE MG promovem o desenvolvimento do setor ceramista do norte do estado

    Leia

  5. FIEMG e parceiros realizam 1ª reunião de trabalho para fortalecimento do Polo de Cervejas Artesanais de Juiz de Fora

    Leia

  6. Trem caipira de férias

    Leia

  7. Indústria 4.0 foi tema de palestra na FIEMG

    Leia

  8. Empresários têm a oportunidade de participar da SIAL Paris

    Leia