Notícias

CEMA se reúne na FIEMG

Secretário Germano Vieira destaca os desafios de 2018

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Germano Vieira, falou sobre os avanços e os desafios da entidade para o próximo ano durante a última reunião de 2017 do Conselho de Empresários para o Meio Ambiente (CEMA), no dia 15/12, na sede da FIEMG

O presidente do CEMA, Júlio Nery, que conduziu a reunião, elogiou a atuação do secretário, que assumiu a pasta recentemente. “As novas diretrizes de licenciamento do Estado estão trazendo mudanças significativas. Houve avanços com procedimentos mais simples, que trouxeram benefícios para muitos setores”, diz. 

O secretário destacou desafios para 2018, entre eles a recuperação da Bacia do Rio Doce e a crise hídrica. “Temos mais de 260 municípios com decreto de situação de calamidade. É necessário avançar no ano que vem nos estudos de regionalização de vazão com mais racionalidade no uso da água por bacia hidrográfica, com ações de fomento florestal, corredores ecológicos e recuperação de  nascentes para produção de água”, afirmou. 

Ele ainda disse que é necessário casar essa política com a de mudanças climáticas e contar com o apoio mais próximo dos comitês de bacias. “São eles que vivem a questão hídrica nas localidades e têm condições de sinalizar projetos e melhorias”, ressaltou. 

O terceiro desafio é zerar o número de processos de licenciamento ambiental fora do prazo legal de tramitação em Minas Gerais. “Já tivemos uma melhora de 107% em relação a 2014 e 72% em relação ao ano passado. Em 2018 vamos aplicar a Deliberação Normativa 217, que é a nova norma ambiental de classificação dos empreendimentos e das atividades em Minas”, diz.

Últimas notícias

  1. Empresários mineiros participam da ForMóbile

    Leia

  2. Ações da FIEMG e SEBRAE MG promovem o desenvolvimento do setor ceramista do norte do estado

    Leia

  3. Setor de cerâmica vermelha ganha mais competitividade em Minas Gerais

    Leia

  4. Trem caipira de férias

    Leia

  5. Indústria 4.0 foi tema de palestra na FIEMG

    Leia

  6. FIEMG e parceiros realizam 1ª reunião de trabalho para fortalecimento do Polo de Cervejas Artesanais de Juiz de Fora

    Leia

  7. Empresários têm a oportunidade de participar da SIAL Paris

    Leia

  8. Presidente do TJMG recebe presidente da FIEMG

    Leia