Notícias

CIEMG realiza curso sobre o sistema tributário nacional

Treinamento foi realizado em Araxá/MG, em parceria com o PCIR

Atualizar conhecimentos e desenvolver habilidades e competências para a análise, classificação, cálculo e aplicação dos principais tributos incidentes sobre as atividades empresariais foi o tema do curso realizado pelo CIEMG por meio do PCIR – Programa de Competitividade Industrial Regional, em Araxá.

Para Lúcio José de Oliveira, contador, sócio-diretor da Afonsos Serviços Administrativos o curso foi maravilhoso, "em todos os sentidos”, afirma. "Me inspirou uma tremenda confiança, e já estou aplicando o que aprendi. As apostilas possibilitam não só consultas para tirar dúvidas, mas principalmente o aprofundamento dos temas abordados”, completa. 

Márcio Balbino, instrutor da capacitação conta que o conteúdo é bem extenso, começando uma apresentação do "intrincado sistema tributário nacional”, disse. A partir daí, são abordados os tributos federais, estaduais e municipais, suas formas de apuração, substituição tributária, até a apuração dos saldos contábeis e fiscais de ICMS e IPI.

Fernanda de Almeida Ruas, da FR Contabilidade avaliou que os participantes tiveram chance de integrar os conhecimentos de maneira uniforme, se atualizar e aprofundar os conhecimentos. Para ela, o destaque ficou com os regimes especiais de tributação, o CFOP – Código Fiscal de Operações e Prestações. "Não só seu uso imediato na empresa, como também a replicação para os clientes, isso garante a emissão de notas fiscais de forma correta e segura”, conclui. 

 

Últimas notícias

  1. SENAI prorroga matrículas para cursos técnicos

    Leia

  2. Setor de cerâmica vermelha ganha mais competitividade em Minas Gerais

    Leia

  3. Empresários mineiros participam da ForMóbile

    Leia

  4. Ações da FIEMG e SEBRAE MG promovem o desenvolvimento do setor ceramista do norte do estado

    Leia

  5. FIEMG e parceiros realizam 1ª reunião de trabalho para fortalecimento do Polo de Cervejas Artesanais de Juiz de Fora

    Leia

  6. Trem caipira de férias

    Leia

  7. Indústria 4.0 foi tema de palestra na FIEMG

    Leia

  8. Empresários têm a oportunidade de participar da SIAL Paris

    Leia