Notícias

Confiança dos empresários da construção mineira recua em março

FIEMG e SINDUSCON-MG divulgam o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (Iceicon-MG) recuou 2,4 pontos na passagem de fevereiro (53,2 pontos) para março (50,8 pontos), após duas elevações consecutivas. Apesar da queda, o índice permaneceu acima de 50 pontos pelo sétimo mês sucessivo – valores acima de 50 pontos apontam predominância de confiança entre os empresários.

O indicador aumentou 0,5 ponto frente a março de 2017 e foi o maior para o mês desde 2013, quando registrou 53,7 pontos. Em março, o Iceicon do Brasil (57,0 pontos) cresceu 0,7 ponto na comparação com fevereiro e ficou acima de 50 pontos pelo oitavo mês seguido.

O recuo no Iceicon-MG foi decorrente da piora do componente de expectativas, que avalia as perspectivas dos empresários com relação ao desempenho da economia nos próximos seis meses. O indicador caiu 4,0 pontos, passando de 57,5 pontos em fevereiro para 53,5 pontos em março. A despeito do recuo, o índice continuou acima de 50 pontos pelo sétimo mês consecutivo.

Por outro lado, o indicador de condições atuais, componente que mostra a percepção dos empresários com relação à situação atual dos negócios, aumentou 0,6 ponto entre março (45,2 pontos) em fevereiro. Embora abaixo de 50 pontos desde novembro de 2012, o resultado foi 1,7 ponto superior ao de março de 2017 (43,5 pontos) e o melhor para o mês em seis anos.

“A recuperação ainda lenta da economia e a instabilidade política são alguns fatores que contribuem para a arrefecimento da confiança dos empresários da construção, em especial, das suas expectativas”, analisa o economista e coordenador do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Daniel Furletti. Mas, o economista salienta também que “de toda forma é necessário aguardar os novos resultados para avaliar se a queda foi pontual e qual será a tendência, já que nos últimos sete meses encontra-se acima de 50 pontos”, finaliza.

Sobre o estudo – O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (Iceicon-MG) é uma publicação mensal realizada pela Gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (SINDUSCON-MG).

Confira a íntegra da pesquisa

Últimas notícias

  1. Aurélio Marangon Sobrinho é o novo presidente da FIEMG Zona da Mata

    Leia

  2. Centro Cultural Sesiminas abre inscrições para todas modalidades da escola de cultura

    Leia

  3. Palestra na FIEMG abordou o Tratamento Tributário Setorial

    Leia

  4. Presidente da FIEMG participa de reunião de coordenadores sindicais

    Leia

  5. Astec do Brasil busca fornecedores no “Compre Bem”

    Leia

  6. Padarias mineiras investem em capacitação para sucessão empresarial

    Leia

  7. SENAI prorroga matrículas para cursos técnicos

    Leia

  8. ATA Carnet completa dois anos de operação no Brasil

    Leia